segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

2008 no São Paulo

No recomeço do blog vou falar um pouco sobre os times grandes do Brasil.
Vamos começar hoje pelo São Paulo.


São Paulo
O São Paulo começa mais um ano na frente dos rivais. Manteve técnico e toda a base de jogadores. O trabalho continuará no mesmo caminho e esse é o principal segredo do atual bicampeão brasileiro. Acho que é difícil para a imensa maioria da imprensa esportiva brasileira entender o diferencial do SPFC.

Acompanhem comigo.

Escalação do SPFC no início de 2006:
Rogério Ceni; Edcarlos, Fabão e Alex; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Grafite e Thiago. Técnico: Muricy Ramalho

Escalação do SPFC no início de 2007:
Rogério Ceni, Miranda, André Dias e Alex Silva, Reasco, Josué, Souza, Hugo e Leandro; Aloísio e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.

Escalação do SPFC no início de 2008:
Rogério Ceni; André Dias, Juninho e Miranda; Joilson, Fábio Santos, Hernanes, Jorge Wagner e Richarlyson; Dagoberto e Adriano. Técnico Muricy Ramalho.

Dá para perceber que de 2006 para 2008, apenas UM jogador se manteve entre os titulares, o goleiro.

Veja que a diferença é maior ainda! De 2006 para 2007, apenas DOIS jogadores se mantiveram entre os titulares.

Quer ver de 2007 pra 2008 então? Ok, APENAS TRÊS jogadores.

Acho que mostrando assim eu consigo esclarecer o meu pensamento. Há anos eu digo que o São Paulo não se mantém na frente porque os jogadores ficam 3, 4 anos no time titular. O SP muda a base praticamente inteira de ano pra ano, porém, joga há 3, 4 temporadas no mesmo esquema, com jogadores do mesmo estilo, há 3 temporadas tem o mesmo treinador, os treinadores anteriores tinham estilo parecido com o atual. O SP passa o ano contratando jogador, vai tirando um ou outro titular sem muito alarde e repondo logo na seqüência, ninguém sente falta nenhuma... Aliás, esse negócio de time de futebol sentir falta de um jogador é uma baita bobagem, todo e qualquer jogador, principalmente nos dias de hoje, é substituído facilmente, basta ter um esquema de jogo bem preparado para que não se sinta falta de ninguém, lógico, não adianta tirar 2 meias de um time e não ter nenhum meia no elenco, assim a vaca vai pro brejo.

O ano de 2008 pode ser tão bom quanto o de 2007, mas sabemos que os adversários vão melhorando, se planejando, crescendo e, mesmo sendo grandes, evoluindo. As dificuldades serão maiores para o São Paulo, mas o tricolor ainda está a frente dos outros.

Jogadores
O SP manteve a maior parte dos seus jogadores. Contratou apenas Juninho, Joilson, Fabio Santos e Adriano.

Juninho veio como peça de reposição para a saída de Breno para o Bayern de Munique. O zagueiro fez uma boa temporada pelo Botafogo, ganhou destaque pelos gols de falta que marcou e no SP será apenas mais um bom zagueiro, o Breno era, e ainda é, a maior promessa em termos de zagueiros no futebol brasileiro. O time do Morumbi tem um esquema de jogo estruturado há 3 ou 4 anos e não será Juninho ou Breninho que fará grande diferença, nem pra melhor, nem pra pior.

Joílson foi outro a fazer uma boa temporada no instável Botafogo. É um jogador que não possui nenhuma característica acima da média. Vem para um setor que o SP tem problemas há bastante tempo. Apenas no período em que Ilsinho estava no elenco tricolor a lateral ou ala direita não foi confusa. Nos últimos anos passaram por lá, Maurinho, Reasco, Souza, Ilsinho, Leandro, Mineiro e o último, sem contar com Ilsinho, a não causar nem dúvidas nem problemas, Cicinho. Assim como no caso de Juninho, Joílson será apenas mais um jogador no esquema.

Fabio Santos, volante do Lyon, chega por empréstimo de 6 meses. Típico jogador que todos os clubes querem e não querem contratar. Fabio Santos ainda precisa se firmar como um bom jogador em algum clube, ainda precisa ter maior destaque e no SP pode encontrar isso, mas será preciso deixar problemas extra campo de lado e se concentrar mais na sua profissão. Uma aposta do SP, que sendo boa ou não, vai fazer pouca diferença para uma equipe que já possui Richarlyson e Hernanes em ótima forma.

Agora, a contratação mais falada do ano. Adriano. Também por 6 meses, o atacante chega para tentar recuperar a boa fase vivida entre 2002 e 2005. Ótima aposta, tanto para o SP quanto para o jogador. Adriano precisa renascer para o futebol, e nada melhor que disputar um Campeonato Paulista, contra equipes menores, que irão sentir medo de enfrentar o SP. Se Adriano aproveitar as oportunidades que tiver e marcar gols, irá recuperar a confiança, e é aí que mora seu problema. Adriano pode deixar no SP uma marca invejável de gols nesses 6 meses, mas terá que continuar se recuperando quando voltar para Milão em julho. Não bastará fazer gols aqui. Sua recuperação é lenta e não será feita no SP, será apenas iniciada aqui.
O tricolor pode ganhar muito com isso. Não interessa ao SP como será a vida de Adriano depois que o contrato de empréstimo acabar, mas se o centroavante tiver recuperada sua confiança e marcar gols com a camisa são paulina será ótimo para a equipe do Morumbi, não custa tentar, afinal, prejuízo o SP não terá. Estádios mais cheios, venda de camisas e gols, todo mundo quer.

Atualização 12h31
O SP acertou a contratação de Carlos Alberto, ex meia do Corinthians que estava no Werder Bremen da Alemanha. Carlos Alberto teve uma passagem bastante apagada pelo rival alvinegro, pouquíssimo jogou no Werder Bremen, é outro que precisa apresentar algo mais. Acertou por 6 meses. Uma bela incógnita. Com certeza fará um ou outro jogo bom, pode ajudar muito o time, mas também pode ser um reserva de luxo. Está na hora de Carlos Alberto deixar de ser grande jogador somente no papel. Os anos vão passando e as oportunidades vão diminuindo. Vejam o caso do Roger: um craque que ninguém quer.