sexta-feira, 20 de junho de 2008

A cada soco, um jogo

É isso aí mesmo. O famoso STJD, que distribui penas altíssimas em algumas situações aliviou a barra do Corinthians nessa tarde.

Fabinho, que deu dois socos CLAROS em Enílton, levou 2 jogos de gancho.

William, que deu um soco CLARO em Carlinhos Bala, levou 1 jogo.

Wellington Saci, que pisou em Carlinhos Bala, também 1 jogo.

Acho que por aí já podemos imaginar que a cada soco desferido, um jogo suspenso. Até que vale a pena, né? Quando você está nervoso, perdendo um jogo, é só ir no adversário e soltar o braço, quebra o dente do colega de profissão, promove a violência e pega um jogo só. Impunidade total. Lembro do Kleber do Palmeiras dando cotovelada no André Dias do São Paulo. 3 jogos suspenso. Daqui a pouco socos, cotoveladas, pontapés não renderão mais suspensão, certinho.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Brasil 0 - Argentina 0

Esse é o último comentário que eu faço sobre a Seleção Brasileira enquanto o Dunga for o técnico e explico o motivo.

Durante sua entrevista coletiva ontem, esse sujeitinho foi perguntado por uma repórter da TV Cultura de São Paulo alguma coisa sobre ser ou não demitido. Respondeu de maneira grosseira. Que fique claro, a pergunta foi feita com a melhor educação possível. Logo depois, acho que Erick Farias, repórter do SporTV, perguntou ao Dunga alguma coisa sobre a posição da Seleção Brasileira na classificação das Eliminatórias, mais uma vez, o rei da educação deu uma patada no repórter e logo depois de responder, tirou a boca do microfone e balbuciou uma frase que terminava com um "vai tomar no cú" (é só pegar a imagem do SporTV e verificar, não precisa ser surdo ou mudo para fazer a leitura labial, até um cego vê).

Dunga, seu idiota, nunca mais vou perder meu tempo com sua seleçãozinha medíocre, nojenta, de futebol porco e sem sentido.

Em tempo, não sou ninguém, meu blog não deve ser lido por quase ninguém, mas eu estou fazendo a minha parte pra viver em um país menos filho da puta como esse.

O último comentário

Brasil e Argentina fizeram um jogo morno ontem no Mineirão. Mais uma vez vimos uma seleção brasileira sem força ofensiva, defensiva e sem noção tática, claro, devido ao total desconhecimento e noção teórico que tem o comandante Dunga. Ele conseguiu montar uma equipe que não ataca e não defende, parabéns, um gênio.

Ainda mais incoerente foi ele ter entrado com o Adriano de titular. Por que? Não foi o Dunga que disse que os jogadores precisam de tempo e espaço para mostrarem seu valor? O Luis Fabiano foi titular em 3 jogos e o Adriano que não faz nada pela seleção há dois anos já conquistou a vaga? O Dunga me irrita tanto que ele erra até no momento de definir qual camisa o jogador vai entrar em campo. Julio Baptista com a 10 não dá, né? Anderson com a 5? O jogador mais lúcido da seleção brasleira nos jogos contra Paraguai e Argentina merece a 5, com o Julio Baptista com a 10 e o Gilberto Silva com a 8? Aliás, o que faz o Gilberto Silva em campo? Completa 11 né? Só pode.

A bola não chega no chão para os atacantes, é sempre no chutão do Juan ou do Lucio e a culpa é dos atacantes? Já que ele tirou o Luis Fabiano deve ter achado isso, né? Aliás, coitado do Juan, ficou comum com o Dunga. O meio campo não marca ele tem que dar o combate na intermediária sempre. Foi assim contra o Canadá (vejam os gols), contra a Venezuela (não era o Juan, mas eram o Henrique e o Luisão, vendidos nos dois gols) e foi assim contra o Paraguai no segundo gol e ontem durante todo o jogo, tanto é que Juan merecia ter sido expulso ainda no primeiro tempo. Sorte do brasileiro que Oscar Ruiz é um juiz absolutamente caseiro. O primeiro tempo teve um futebol pobre, com uma chance clara desperdiçada pelo camisa 10 Julio Baptista (quem sabe se ele não usasse a 3 não tivesse feito o gol, quis bater como um camisa 10 e errou) e uma outra com o craque Robinho, (aquele que na conquista da Copa América virou a camiseta da seleção ao contrário, para mostrar o nome dele pro mundo inteiro e deixar gravado pros netos dele que ele foi campeão da Copa América. Ele, não o time) que driblou o goleiro e ficou com vontade de driblar mais uns 5 argentinos antes de fazer o gol (objetividade é o sobrenome do garoto).

A primeira etapa teve um jogo equilibrado. No segundo tempo o Brasil foi amplamente dominado e envolvido pelo historicamente lindo toque de bola argentino e não perdeu pelos erros ofensivos dos visitantes e pela incapacidade de Basile, que escala mal o time há muito tempo. Taticamente a Argentina fez uma boa partida ontem, mas sentiu falta de maior presença de atacantes, para conseguir mais finalizações. Messi não pode ser considerado um atacante, é um meia atacante que chega bem na área, mas busca demais o jogo longe da meta adversária e isso dificulta a finalização e o passe final das jogadas do ataque.

O placar mais justo seria 1-0 Argentina, mas justiça não é uma coisa do futebol, então o 0-0 prevaleceu.

Vale também ressaltar a enorme vontade dos brasileiros em darem pontapés nos argentinos. Isso não ganha jogo, já sabemos há anos. Mas acho que quando um time é muito inferior tecnicamente ele apela para esses artifícios. Pobre Brasil. Completamente sem identidade.

Pra terminar, tirar o Dunga do comando não mudará muita coisa. Não se esqueça da Copa de 2006. E só uma coisa, em 2002 e 1994, nos últimos títulos mundiais conquistados pela Seleção Brasileira, os times eram defensivos. Definitivamente o futebol brasileiro não é mais o mesmo.

Obrigado pela atenção e até a saída do Dunga.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Argentina 1 - Equador 1

Não foi só a Seleção Brasileira que obteve um resultado ruim na rodada do final de semana pelas eliminatórias da Copa 2010.

A Argentina empatou em casa com o Equador, 1-1. Basile, técnico argentino, não está sabendo escalar a equipe desde o início das Eliminatórias.

Sempre escalada com Riquelme, Messi, Maxi Rodrigues e Tevez, a equipe perde força ofensiva, pois Riquelme, Maxi e Messi são meias e não tem presença fixa na área, Tevez é um atacante que cai pelos lados do campo e não tem porte físico para se enfiar no meio dos zagueiros, assim, por várias vezes vemos o time argentino com a posse da bola, rodeando a área, mas não sabendo como chegar mais próximo do gol. Por isso também, 6 dos 9 gols argentinos nas eliminatórias foram de bola parada. Dos outros 3, apenas 2 nasceram de jogada criada pela equipe, e o de ontem saiu com um chutão do goleiro no fim do jogo.

O time sente a falta de um homem a mais enfiado no meio da zaga adversária, hoje não joga com nenhum atacante fixo que seja marcado pelos zagueiros. Talvez porque não tenha um centroavante de muita qualidade, mas com Tevez e Aguero daria pra formar um bom ataque com Riquelme e Messi armando a equipe.

A Argentina precisa resolver isso. Mas contra o Brasil pode ser que Dê certo, pois Maxi Rodrigues e Messi jogam nas costas dos laterais e o Brasil não possui esquema de marcação para cobertura dos mesmos.

Paraguai 2 - Brasil 0

Antes de tudo, no começo do ano, aqui no blog, em um dos meus posts coloquei o Cabañas como destaque da Libertadores. Quem me conhece sabe que falo desse muito bom centroavante há muito mais tempo.

Vamos ao jogo. O Brasil entrou em um esquema bastante defensivo, assim como o Corinthians na quarta-feira, pensando somente em se defender e acabou perdendo para um time inferior da mesma maneira que o alvinegro perdeu a Copa do Brasil.

Repito, times covardes têm mais é que perderem mesmo. No caso da Seleção Brasileira isso se agrava, pois há 50 anos o Brasil é conhecido como o país do futebol, consequentemente a camisa da Seleção é a mais poderosa do mundo, sem dúvida, e é inadmissível que a Seleção Brasileira jogue retrancada.

O Dunga escalou a equipe com três volantes para, teoricamente, proteger mais a defesa. A Seleção Paraguaia passou a semana inteira avisando como jogaria contra o Brasil, e o técnico brasileiro foi à imprensa dizer que duvidaria que a seleção guarani iria a campo de maneira tão ofensiva. Com isso, o Brasil foi facilmente dominado durante todo o primeiro tempo. Nas costas dos laterais, Barreto pela esquerda da defesa brasileira e Valdez pela direita, não deixaram o Brasil jogar com Maicon ou Gilberto. Essa marcação deveria ter sido feita por 2 dos 3 volantes de Dunga (Mineiro, Josué, Gilberto Silva), mas esses jogadores estavam a frente da zaga, jogando como zagueiros, fechando os ataques paraguaios pelo meio, isso impediu que Maicon e Gilberto jogassem e fez com que o Brasil tentasse a saída de bola com seus três volantes de baixíssima qualidade técnica. Assim o Paraguai matou o Brasil no primeiro tempo, abriu 1-0 e só não fez mais por falta de qualidade de seus jogadores (o único que se salva ali é o Cabañas) e exatamente por não ter nenhum jogador na zona central do meio campo que pudesse armar o time quando Valdez ou Barreto não conseguiam dar continuidade a jogada por estarem sozinhos. Santana e Vera jogavam a frente da defesa e também decepcionaram na qualidade do futebol apresentado, Verón, lateral direito, apoiou bem durante o primeiro tempo, mas foi expulso com 2 minutos da segunda etapa.

No segundo tempo, perdendo por 1-0, Dunga tirou um volante e colocou um meia, Anderson, por sinal, o único jogador lúcido da equipe canarinho. Tentou ainda mudar o jogo com Adriano no lugar de outro volante e Julio Basptista no lugar de Diego. A equipe foi muito mals durante os 90 minutos do confronto e não apenas pelo desempenho abaixo da média de seus jogadores, mas muito mais pelo esquema tático horroroso arrumado por Dunga. O time jogou com 3 volantes e a marcação era confusa e não teve saída de qualidade para o ataque. No segundo tempo, quando mudou o time, enquanto os jogadores se organizavam em campo o Paraguai pegou um contra-ataque e fez 2-0, daí pra frente apenas se defendeu e esperou o tempo acabar. Sem criação nenhuma no meio campo e contra uma equipe totalmente retrancada o selecionado de Dunga apenas soube jogar bola na área.

Olhando simplesmente pelo lado do resultado, não podemos falar que foi terrível. Mas pensando no futuro da Seleção com Dunga, é trágico. O time não soube jogar taticamente e jogadores como Elano, Maicon, Gilberto Silva, Lucio, Gilberto, Adriano, Josué, Mineiro, Julio Baptista, Doni não podem ter vaga na seleção Brasileira. O time possui uma qualidade baixa para os padrôes brasileiros, que acredito já não ser o mesmo das últimas décadas, mas que tenho certeza que não é inferior a Paraguai, Venezuela, Canadá e outros que estão enfrentando o Brasil com certa facilidade.

Está tudo errado na seleção brasileira e com Ricardo Teixeira no comando o momento vai demorar pra passar.

Corinthians 4 - Brasiliense 1

Esse foi o jogo que trabalhei no final de semana.

Era um jogo importante para o Corinthians. Depois de deixar o título da Copa do Brasil escapar por entre os dedos, o time de Mano Menezes precisava de uma vitória, não importando se jogando bem ou mal, ou o placar, para que pudesse dar continuidade ao trabalho e amenizasse o sentimento ruim depois da derrota para o Sport e a equipe começou a vencer a partida e a depressão ao entrar em campo e abrir uma faixa com os dizeres "Obrigado Fiel!", mostrando preocupação com a torcida e pedindo apoio para recuperar a confiança.

Tocando a bola com certa qualidade, o Corinthians se manteve tranquilo durante os 90 minutos de disputa. Não fez uma grande exibição, mas venceu. Criou poucas chances de gol, mas teve em Douglas, mais uma vez, o seu comandante. O Brasiliense se mostrou um time bastante fraco, sem força para chegar ao ataque mesmo enfrentando um Corinthians bastante debilitado.

O Corinthians entrou em campo no 4-4-2, um pouco diferente do esquema que vinha utilizando ultimamente, com Elias no lugar que era de Lulinha, assim o time ficou menos ofensivo e teve dificuldades para criação de oportunidades de gol. Venceu no contra-ataque quando o Brasiliense tentou, desordenadamente, chegar ao empate.

A equipe do Distrito Federal jogou no 4-4-2, com apenas um meia e sentiu imensas dificuldades para atacar o adversário. O time se mostrou bante fraco tecnicamente. A partida acabou sendo tranquila para o Corinthians.