segunda-feira, 16 de junho de 2008

Paraguai 2 - Brasil 0

Antes de tudo, no começo do ano, aqui no blog, em um dos meus posts coloquei o Cabañas como destaque da Libertadores. Quem me conhece sabe que falo desse muito bom centroavante há muito mais tempo.

Vamos ao jogo. O Brasil entrou em um esquema bastante defensivo, assim como o Corinthians na quarta-feira, pensando somente em se defender e acabou perdendo para um time inferior da mesma maneira que o alvinegro perdeu a Copa do Brasil.

Repito, times covardes têm mais é que perderem mesmo. No caso da Seleção Brasileira isso se agrava, pois há 50 anos o Brasil é conhecido como o país do futebol, consequentemente a camisa da Seleção é a mais poderosa do mundo, sem dúvida, e é inadmissível que a Seleção Brasileira jogue retrancada.

O Dunga escalou a equipe com três volantes para, teoricamente, proteger mais a defesa. A Seleção Paraguaia passou a semana inteira avisando como jogaria contra o Brasil, e o técnico brasileiro foi à imprensa dizer que duvidaria que a seleção guarani iria a campo de maneira tão ofensiva. Com isso, o Brasil foi facilmente dominado durante todo o primeiro tempo. Nas costas dos laterais, Barreto pela esquerda da defesa brasileira e Valdez pela direita, não deixaram o Brasil jogar com Maicon ou Gilberto. Essa marcação deveria ter sido feita por 2 dos 3 volantes de Dunga (Mineiro, Josué, Gilberto Silva), mas esses jogadores estavam a frente da zaga, jogando como zagueiros, fechando os ataques paraguaios pelo meio, isso impediu que Maicon e Gilberto jogassem e fez com que o Brasil tentasse a saída de bola com seus três volantes de baixíssima qualidade técnica. Assim o Paraguai matou o Brasil no primeiro tempo, abriu 1-0 e só não fez mais por falta de qualidade de seus jogadores (o único que se salva ali é o Cabañas) e exatamente por não ter nenhum jogador na zona central do meio campo que pudesse armar o time quando Valdez ou Barreto não conseguiam dar continuidade a jogada por estarem sozinhos. Santana e Vera jogavam a frente da defesa e também decepcionaram na qualidade do futebol apresentado, Verón, lateral direito, apoiou bem durante o primeiro tempo, mas foi expulso com 2 minutos da segunda etapa.

No segundo tempo, perdendo por 1-0, Dunga tirou um volante e colocou um meia, Anderson, por sinal, o único jogador lúcido da equipe canarinho. Tentou ainda mudar o jogo com Adriano no lugar de outro volante e Julio Basptista no lugar de Diego. A equipe foi muito mals durante os 90 minutos do confronto e não apenas pelo desempenho abaixo da média de seus jogadores, mas muito mais pelo esquema tático horroroso arrumado por Dunga. O time jogou com 3 volantes e a marcação era confusa e não teve saída de qualidade para o ataque. No segundo tempo, quando mudou o time, enquanto os jogadores se organizavam em campo o Paraguai pegou um contra-ataque e fez 2-0, daí pra frente apenas se defendeu e esperou o tempo acabar. Sem criação nenhuma no meio campo e contra uma equipe totalmente retrancada o selecionado de Dunga apenas soube jogar bola na área.

Olhando simplesmente pelo lado do resultado, não podemos falar que foi terrível. Mas pensando no futuro da Seleção com Dunga, é trágico. O time não soube jogar taticamente e jogadores como Elano, Maicon, Gilberto Silva, Lucio, Gilberto, Adriano, Josué, Mineiro, Julio Baptista, Doni não podem ter vaga na seleção Brasileira. O time possui uma qualidade baixa para os padrôes brasileiros, que acredito já não ser o mesmo das últimas décadas, mas que tenho certeza que não é inferior a Paraguai, Venezuela, Canadá e outros que estão enfrentando o Brasil com certa facilidade.

Está tudo errado na seleção brasileira e com Ricardo Teixeira no comando o momento vai demorar pra passar.

Um comentário:

Unknown disse...

Não vou me alongar c este assunto, pq não teve jogo pelo Brasil, foi um lixo, horrivel, grotesco, me fez lembrar a seleção brasileira em 1990, álias, pior.
Só acho q o Adriano e o Alano podem fazer parte da seleção, num elenco de seleção.
Bjos!!!!!!!!!!!!