quinta-feira, 10 de julho de 2008

Novo endereço

O FUTEBLOGUIANDO está mudando de casa.

Com cara nova, novas funcionalidades e com mais força, o FUTEBLOGUIANDO está mudando de endereço. Aliás, foi para um endereço ainda mais fácil.

Acesse aqui ou copie no seu navegador o endereço abaixo:

http://www.futebloguiando.com.br

Esperamos você lá.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Portuguesa 1 - Vitória 2

Trabalhei nessa partida no domingo.

Um grande e surpreendente jogo. Não tinha visto o Vitória jogar, sabia de alguns jogadores que estavam lá, mas ontem fiquei surpreso e satisfeito com a qualidade (Marcelo Cordeiro, Marco Aurélio, Renan, Willians e Marquinhos são gratas surpresas) e ofensividade da equipe. Aliás, é a tendência do futebol ultimamente. Times que se preocupam mais em atacar do que em defender estão ganhando os campeonatos nesse ano, Espanha, Sport, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo são alguns exemplos disso. Talvez seja um sinal da volta do futebol ofensivo, sem tanta preocupação em como não tomar gol e sim em como fazer gol.

O Vitória jogou no 4-4-2, com volantes saindo para o jogo, com laterais que apóiam o ataque e 2 meias, ou seja, um time que procura jogar e tem qualidade para. Além de ser ofensiva, a equipe baiana fez 1-0 aos 9 segundos de jogo, mesmo com a Portuguesa dando o pontapé inicial, uma ótima demonstração do quanto a equipe paulistana estava concentrada. Até os 35 minutos do primeiro tempo o que se viu no Canindé foi um passeio que podia ter se transformado em uma goleada histórica do time visitante, dando 3 chances perdidas de lambuja, 5-0 para o Vitória nos primeiros 45 minutos não seriam exagero, mas a imensa quantidade de gols perdidos impossibilitou que isso acontecesse e o primeiro tempo acabou 2-0 com uma sensação de que "quem não faz toma".

A Portuguesa, também jogando no 4-4-2 foi amplamente dominada na primeira etapa. Não podemos, lógico, tirar os méritos da equipe do Vitória pelo excepcional primeiro tempo, mas também não iremos esconder que a Lusa tinha que ter tido mais atitude, mais força, mais resposta às investidas da equipe da Bahia. Com dois volantes muito presos na defesa, dois laterais de baixa qualidade e dois meias que ficam muito parados no campo de ataque, praticamente se marcando, a Portuguesa passou o jogo inteiro sofrendo para atacar o Vitória, mesmo depois do intervalo, em que o time melhorou e Benazzi realizou 2 alterações. A sorte da Lusa foi que o time de Vagner Mancini cansou e diminui o ritmo, além de ter tido um jogador expulso aos 16 minutos da etapa complementar. Isso fez o time baiano se fechar um pouco e jogar no contra-ataque.

A Portuguesa diminuiu com Vaguinho, outro jogador de baixa qualidade, e teve chances para empatar mas não conseguiu. O placar justo seria 5-1 para o Vitória, mas o que vimos foi um 2-1. Aqui você assiste aos gols.

Destaque da partida: Marcelo Cordeiro (lateral esquerdo) e Renan (volante), ambos do Vitória.


Fotos da partida:


Portuguesa e Vitória em campo para o início da partida.


Os primeiros segundos do jogo, momento em que Willians rouba a bola de Dias e parte para o gol do Vitória.


Bom número de torcedores do Vitória esteve presente fazendo a festa no Canindé.


Entre as duas torres de iluminação você vê um pontinho preto, era um imenso balão. Você pode ter uma idéia de como é grande comparando com os prédios que estão mais ou menos na mesma distância.


Portuguesa ataca o vitória no segundo tempo. 4.600 pessoas estiveram presentes no Canindé para assistir essa partida.

Corinthians 1 - São Caetano 0

Trabalhei nesse jogo no sábado.

Impressionante a capacidade de jogadores e técnicos engrandecerem a atuação de uma equipe. O Corinthians fez uma partida fraca contra o São Caetano, apresentou um futebol muito longe daquele que vinha mostrando antes do segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Sport, mas por ter conseguido voltar a vencer, jogadores, o técnico Mano Menezes e alguns comentaristas consideraram a atuação boa. Veja aqui o gol do Corinthians.

Eu continuo achando que desde que o treinador alvinegro sacou Lulinha da equipe, o futebol do Corinthians despencou. O esquema tático mudou, o Corinthians perdeu a força e a velocidade que tinha pelos lados do campo, André Santos e Dentinho já não têm mais espaço, pois o time joga muito pela esquerda e o futebol dos dois caiu demais pela marcação que é feita por ali, já que os adversários sabem que é o lado que o Corinthians ataca.

No jogo de sábado Mano adiantou um pouco o meia Elias, tentando gnahar força na meia direita. Elias até que foi bem, o Corinthians criou algumas oportunidades, mas mais pela espera do São Caetano do que pela força alvinegra. Douglas e André Santos carregaram demais a bola, dificultando o trabalho de armação da equipe. Eduardo Ramos se perdeu constantemente na marcação e Nilton acabou ficando sobrecarregado, apareceu bastante e fez uma boa partida.

O São Caetano jogou no 3-5-2 durante todo o tempo mas com 2 volantes o time não conseguia chegar com força ao ataque. Aliás, preciso admitir, eu sempre gostei muito do Finazzi, não concordei com a saída dele do Corinthians, mas depois do jogo de sábado eu vejo que foi a melhor opção feita no time de Parque São Jorge. Ele não aguenta mais. Preparo físico dele está horrível, os zagueiros ganham todas as bolas dele, ele pouco se movimenta e acabou prejudicando ainda mais o jogo do azulão. Com 3zagueiros, 2 volantes e o Finazzi, o time ficou lento e previsível, nem assustou o Corinthians.

Destaque da partida: Nilton

Fotos do jogo:

Visão do Tobogã, do placar eletrônico acima do tobogã e da extensa fila de crianças que esperam a entrada do Corinthians em campo.


A arquibancada amarela é destinada às torcidas organizadas. Foi o único setor do estádio que não ficou nem com metade da sua capacidade cheia.


A gostosa arquibancada verde.


Corinthians e São Caetano em campo.


Início da partida e arquibancada especial ao fundo. No centro alto da arquibancada laranja existem cabines destinadas às rádios que não trabalham constantemente no Pacaembu.