sexta-feira, 9 de maio de 2008

Campeonato Brasileiro

Nesse final de semana estão começando as duas principais divisões do Campeonato Brasileiro, as séries A e B.

Depois do início da Copa do Brasil em fevereiro, começa agora um campeonato nacional de real importãncia e interesse, tanto do público quanto da mídia.

Mais uma vez a Série A se inicia com inúmeros candidatos ao título. Vamos a eles:

. Palmeiras
. Fluminense
. Internacional
. Cruzeiro

Esses são os principais, pra mim.

Existem outros 3 que podem chegar, mas que estão em um nível abaixo:

. Flamengo
. Botafogo
. São Paulo

O cuidado com o rebaixamento deve ser de todos no início do torneio, isso mesmo, no início, porque se a equipe começar mal, pode perder força e não conseguir se recuperar depois.

Candidatos ao rebaixamento:

. Ipatinga
. Goiás
. Atlético-MG
. Náutico
. Figueirense
. Portuguesa
. Vitória

Pra mim, dessas 7 equipes sairão os 4 rebaixados.

Das que não falei, não creio que alguém poderá surpreender e lutar pelo título, mas de repente por uma vaga na Libertadores pode ser, mas terão que tomar cuidado com o rebaixamento também, são essas equipes: Santos, Coritiba, Atlético-PR, Sport, Vasco e Grêmio.

Essas são as previsões do visionário Thiago Dacal.

Veremos em dezembro o que aconteceu na série A.

Campeonato Brasileiro Série B

Aqui a diversão fica por conta do Corinthians, que trouxe uma visibilidade muito maior para o torneio, que possibilitou às outras equipes realizarem maiores investimentos. A Globo pela primeira vez transmitirá a Série B inteira, fazendo, inclusive, a transmissão de inúmeros (se não todos) jogos do Corinthians em São Paulo ao vivo para a própria cidade.

Para o primeiro jogo, na reabertura do Pacaembu depois de 6 meses fechado, o Corinthians terá o apoio de 34 mil torcedores (carga máxima de ingressos para esse jogo).

Além do Corinthians, outra tradicional equipe tentará a volta para a divisão de elite, o Bahia, sócio-fundador do Clube dos 13, e que não terá um importante aliado na campanha, a Fonte Nova, que será demolida depois da tragédia acontecida no fim de 2007 em que algumas pessoas caíram da arquibancada que quebrou.

Nesse campeonato, com exceção do Corinthians, não dá para apontar favoritos. Nem a Ponte, vice-campeã paulista, pois um campeonato de 38 rodadas é difícil, exige um planejamento detalhado e um elenco numeroso.

O Corinthians sobe, o resto eu não faço idéia.

Flamengo 0 - América MEX 3

O que aconteceu na quarta-feira, no Maracanã, é inacreditável e INCONCEBÍVEL.

Repito, inconcebível. Um dos maiores times do mundo não pode ser eliminado dessa forma da principal competição que participa no ano. O Flamengo viveu um ano de 2007 difícil, beirava a zona do rebaixamento no começo do Campeonato Brasileiro, mudou de técnico, viveu uma crise grande e teve uma recuperação ainda maior, que culminou com toda aquela alucinação no futebol nacional com a torcida rubro-negra lotando o Maracanã e ajudando a equipe a chegar na Libertadores.

Foi feito um imenso sacríficio para alcançar a competição sul-americana. A diretoria manteve a maioria dos jogadores, a comissão técnica, contratou jogadores em outubro de 2007 para só jogarem em 2008, se vangloriou do planejamento. O time fez sua parte em campo, teve a segunda melhor campanha da primeira fase da Libertadores, foi campeão carioca, enfiou 4-2 no América dentro do Estádio Azteca e conseguiu ser eliminado na partida de volta dentro do Maracanã.

Nesse momento eu gostaria de fazer 7 meses de silêncio, porque um minuto para essa tragédia é muito pouco.

Não pode um time como o Flamengo, com essa tradição, já campeão da Libertadores, com essa torcida, ser eliminado dessa forma. Depois de ganhar de 4-2 fora de casa, perder de 3-0 no Maracanã com 50 mil pessoas, para o América do México, time tradicional, mas que está em último no Campeonato Mexicano, com 3 vitórias em 17 jogos. Não pode.

E vem um e fala 'Ah, mas é o futebol'. Tem limite. Perder de 3-0, dentro de casa, sabendo que poderia perder por 2 gols de diferença é inadmissível. Sabemos o quanto foi difícil o Corinthians e o Inter vencerem Goiás e Paraná, respectivamente, por 2 e 3 gols de diferença, e eles ainda jogaram em casa, com sua torcida. O América estava fora do seu país, tendo que jogar no palco preferido da torcida do Flamengo, com todo o planejamento, dedicação e investimento que o time carioca fez para essa Libertadores.

O pior é ouvir ainda o Joel Santana falar no vestiário que são coisas do futebol. Sim, são coisas do futebol amador, sem compromisso, sem investimento. O futebol não é como todos os outros esportes, permite esse tipo de absurdo, mas o Flamengo não podia ter feito o que fez. Não podia fazer festa por título, festa de despedida para o técnico antes da partida. O clima de festa contagiou a todos, inclusive o América, que foi o principal protagonista do baile.

Joel ficou meses fazendo um trabalho bonito, raro no Flamengo. E na sua última cena conseguiu fazer algo ainda mais raro, ainda mais inesquecível, pena que negativamente.

E no dia seguinte, Kleber Leite, diretor do Flamengo ainda disse "aqui não fazemos caça às bruxas". Isso Kleber, ninguém pode ser responsabilizado por esse vexame. Talvez seja por isso que seu time já não tem o mesmo respeito de outros tempos.

Histórico Flamengo!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Campeonatos Estaduais

Os principais torneios estaduais do país acabaram nesses últimos dias e mais uma vez o que vemos é a mesma besteira de sempre.

Bom, vamos aos campeões:

SP - Palmeiras
RJ - Flamengo
RS - Internacional
MG - Cruzeiro
PR - Coritiba
PE - Sport
BA - Vitória
GO - Itumbiara
SC - Figueirense

Bom, coloquei acima os campeões dos 9 estados brasileiros que têm time disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Alguma surpresa? Sim, o Itumbiara.

Algum desses times não está na primeira divisão do Brasileiro? Sim, o Itumbiara.

Ok, agora eu chego onde desejo. Para que servem os estaduais? Para dar um título a pelo menos um grande por estado no ano. Para alguma coisa mais? Para as Federações ganharem mais dinheiro. Algo mais? Nada.

Surpresas são raras. Caso contrário:

de pouco mais de 100 campeonatos paulistas
o Corinthians não teria 25 títulos;
o Palmeiras 22,
o SP 20 e
o Santos 17;

de 106 campeonatos cariocas
Flamengo e o Fluminense não teriam, cada um, 30 títulos;
o Vasco 24 e
o Botafogo 21;

de 88 campeonatos gaúchos
o Internacional não teria 38 títulos gaúchos e
o Grêmio 35;

de 94 campeonatos mineiros
o Atlético não teria 39 conquistas e
o Cruzeiro não teria 34

de 94 campeonatos paranaenses
o Coritiba não teria 33 títulos e
o Atlético 21;

de 106 campeonatos baianos
o Bahia não teria 43 conquistas e o Vitória 24;

de 83 campeonatos catarinenses
o Figueirense não teria 15 títulos,
o Avaí não teria 13 e
o Criciúma 9.

de 94 campeonatos pernambucanos
o Sport não teria 37 títulos,
o Santa Cruz 24 e,
o Náutico 21 títulos.

Façam as contas, vocês verão que em quase todos os campeonatos, os grandes venceram mais que 50% das vezes, em alguns estados muito mais do que 50% das vezes.

Pra que servem os estaduais?

Palmeiras 5 - Ponte Preta 0

Como já era esperado, o Palmeiras conquistou ontem o título paulista de 2008 ao golear a Ponte Preta no Palestra Itália.

Apesar de já imaginarmos que o time de Luxemburgo seria campeão, o placar desse segundo jogo final foi, pra mim, exagerado.

Começando do começo, como deve ser feito, a Ponte entrou em campo com duas surpresas, César e Elias, e a falta de ritmo, ou até mesmo de condição ideal, dos dois prejudicou um pouco a equipe campineira que precisava tentar sufocar o Palmeiras mas não teve força suficiente para isso.

Foi uma partida chata. O Palmeiras, assim como fez no primeiro jogo das finais, neutralizou totalmente a Ponte Preta que mesmo com seu time titular não conseguiu furar o bloqueio alviverde. Ninguém tinha se esforçado tanto e nem tinha conseguido nenhuma chance clara de abrir o placar até Ricardo Conceição desviar a bola contra o gol de seu próprio time. A Ponte ainda tentou se manter viva, mas logo sofreu o segundo gol e a vaca terminou de ir pro brejo. Raríssimos os times que connseguiriam reverter aquela situação em pouco mais de 60 minutos de jogo. Como já havia feito no primeiro confronto e já vinha fazendo no segundo, o Palmeiras se manteve levando o jogo em banho maria até Valdivia, em uma jogada individual (uma das poucas que ele fez nos 6 últimos jogos do alviverde, curiosamente jogos decisivos) marcar o terceiro gol do Palmeiras. Em mais 4 minutos o placar já mostrava 5-0, tamanho o desinteresse e descrença da Macaca, o Palmeiras fez o quarto e o quinto gol do jeito que quis, sem ninguém incomodar e se apertasse poderia ter feito mais. Convenhamos, o jogo só tomou esse rumo por estar decidido. Renato, meia da Ponte confirmou que o time 'jogou por jogar' depois de sofrer o segundo gol.

Prova de que os campeonatos decididos em sistema mata-mata também podem sofrer com a total falta de emoção na última partida.

Não me venham falar também que o Palmeiras foi merecedor do título porque quem tinha que ser campeão mesmo era o Guarantinguetá, pela campanha da primeira fase. O Palmeiras levou, tudo bem, não há problema, mas até merecer existe uma certa distância.