sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Confirmação

Hoje, lendo o blog do Boleiro, do jornalista Luciano Borges, eis que vejo uma frase do assessor especial da presidência do tricolor paulista, João Paulo de Jesus Lopes, sobre as contratações de jogadores para a equipe: "Mais da metade das compras acontecem no decorrer do ano".

Isso me remete ao primeiro post desse blog, em que, analisando o São Paulo, comentei: "O SP passa o ano contratando jogador, vai tirando um ou outro titular sem muito alarde e repondo logo na seqüência, ninguém sente falta nenhuma...".

Leia aqui todo o texto de análise do SPFC.


Coisas do futebol

Copa Africana de Nações.

Ontem, 07/02/2008, semifinal: Egito 4 x Costa do Marfim 1.

Aí você pensa: "deve ter sido moleza pro Egito". E eu respondo: não!

A seleção do uniforme laranja, de Didier Drogba, dominou praticamente o jogo inteiro, perdeu inúmeros gols, em sua maioria por obras milagrosas do goleiro egípsio e, nos contra-ataques, acabou sofrendo uma goleada. Um ótimo exemplo de um jogo absolutamente estranho. Coisas, somente, do futebol.

Technorati Profile


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Barueri x Corinthians

O jogo acompanhado pelo blog nessa rodada foi Barueri x Corinthians, ontem, dia 06/02/2008, em Barueri.

Antes do jogo, as informações que podíamos passar eram de que a equipe mandante vinha de duas vitórias consecutivas, que possibilitou uma boa subida na tabela de classificação e que o visitante vinha de três empates por 0-0.

O Barueri possui uma equipe experiente, com jogadores como Ávalos, zagueiro com passagem pelo Santos, Amaral, ex-Palmeiras, Vasco, Corinthians e Grêmio entre outros, Flávio, meio-campista com passagem pelo Palmeiras, Inter e outros, Rodrigo Pontes, volante revelado pelo Corinthians, que também jogou pela Portuguesa, Paysandu, entre outros, e Alberto, centroavante ex-Palmeiras, Santos e Corinthians. Pelo que pudemos acompanhar no jogo de ontem, o Barueri é um time muito bem treinado pelo técnico Gélson Silva. Toques de primeira no campo de ataque envolvendo a defesa corinthiana, foram uma arma usada no primeiro tempo da partida. Alex Maranhão, camisa 10, é o armador habilidoso, com bom passe, lançamento, chute e dribles, trouxe problemas para o meio campo alvinegro. Olho nele.

No Corinthians, Mano Menezes vem pecando na armação da equipe há alguns jogos. Não há como negar que o time teve uma apresentação melhor ontem, em relação aos jogos contra Sertãozinho e Mirassol. Mas Mano falha ao montar o ataque corinthiano. Na partida contra o Paulista, pela terceira rodada do campeonato, Mano escalou Dentinho como um ponta direita e Everton Ribeiro, como 'meia lateral' pelo lado esquerdo. Everton ainda é muito novo, parece fraquinho em alguns momentos, mas fez uma boa partida, principalmente na visão tática, apoiando André Santos na lateral. Os dois habilidosos jogadores se revezavam entre a lateral e a meia, e foi assim que o Corinthians fez seus dois gols na tal partida. Não por coincidência, pois o time teve maior aproximação no campo de ataque e jogou como pedem as características dos jogadores. Assista e se convença aqui.

Na partida de ontem, as equipes iniciaram o jogo com 3 zagueiros e 2 volantes. Não, não estou louco. O Corinthians tinha apenas um zagueiro de ofício, William, e um volante improvisado na zaga, Carlão e, quando não tinha a posse da bola Bruno Octavio jogava como um beque no miolo da zaga. Foi um jogo bastante equilibrado, com chances para os dois lados e no fim um resultado justo. O Barueri assutou bastante a meta de Felipe no fim do primeiro tempo, quando estava melhor na partida, e o Corinthians teve o controle da partida na etapa complementar, porém ninguém foi tão melhor assim para reclamar de injustiça no placar final 1-1. O Barueri saiu na frente no momento em que pouco assustava o Corinthians, aos 30 do primeiro tempo e sofreu o empate 7 minutos depois. A equipe mandante dificilmente conseguirá a classificação para a fase final, tem que tratar de fazer uma campanha para se manter na primeira divisão e fazer uma boa Série B. O Corinthians precisa arrumar o esquema ofensivo, ou sofrerá do mesmo mal de 2006 e 2007, a falta de gols.

Opinião do blog sobre como o Corinthians pode fazer:

Tendo o exemplo da partida contra o Paulista, em que, atacando pelas laterais, a equipe criou boas oportunidades, Mano Menezes precisa abrir mais o time. O que estamos vendo no Corinthians hoje, é um time que tenta sair rápido para o atque, porém sempre procurando ou Finazzi (quando estava jogando) ou Acosta antes da finalização da jogada. Esses dois jogadores são lentos, dificilmente poderão jogar juntos, pois matam qualquer jogada rápida que Alessandro, André Santos e Dentinho, jogadores de um futebol rápido, tentem fazer. Mano precisa escolher entre Acosta e Finazzi e abrir o time pelas laterais. Para isso vai precisa abdicar de um volante, sem que perca muita força defensiva, já que Everton é um jogador que sabe cobrir os espaços atrás. Dentinho, Alessandro, André Santos e ou Lulinha ou Everton, sao habilidosos, alguns até pequenos, precisam jogar com a bola no chão, toques rápidos e aproximação dos companheiros.

Em Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos, não é necessário mexer, já deu certo. Perdigão como primeiro volante, Fabinho como segundo, caindo um pouco mais para a direta, junto de Alessandro, Everton na esquerda com André Santos, Lulinha na armação pronto para cair pelos dois lados, e Dentinho na ponta direita com Finazzi de centroavante. Este time, na minha opinião, pode dar samba. Ganhando jogos, fazendo gols e adquirindo confiança, mais pra frente Mano pode até mexer nessa escalação, mas hoje, como o time afunila o jogo, facilita o trabalho defensivo adversário e consequentemente não marca gols e não vence jogos, ainda vai demorar um pouco para o Corinthians vencer, convencer e adquirir confiança. Mesmo com tais pedras no caminho, o alvinegro parece estar caminhando de uma maneira bastante diferente de 2006 e 2007.