segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

São Caetano 1 x 6 Barueri - Rodada 11 Paulistão

São Caetano e Barueri fizeram uma partida taticamente bastante interessante.

O São Caetano tem jogadores conhecidos no elenco:

- o goleiro Julio Cesar, que ficou famoso no rival Santo André e por ser parecido com o atual ídolo do ex-time, Marcelinho Carioca.
- o também goleiro Luiz, revelado nas categorias de base do Azulão e que obteve destaque com suas atuações no Paulistão de 2007.
- o lateral direito Wilton Goiano, que tem passagem pela Portuguesa e outros times.
- o zagueiro Galiardo, revelado pelo Santo André.
- o também zagueiro Rogério, revelado pelo Santos e que em 2005 parou Tevez em um jogo contra o Corinthians.
- o lateral, volante e agora líbero Rogério, ex-jogador de Palmeiras e Corinthians.
- o zagueiro Edson Borges, que se destacou no Campeonato Brasileiro de 2007 no rebaixado América-RN, e que fez 3 gols no Santos na Vila Belmiro.
- o volante Hernani, revelado pelo Atlético-MG com passagem por Portuguesa e Paysandu entre outros.
- O volante Glaydson que fez um Paulistão em 2007 muito bom.
- Douglas, que saiu do Criciúma para ser conhecido no São Caetano mesmo. Mas que está se tornando famoso mais pelo interesse do Corinthians em seu futebol do que pela eficiência das suas jogadas.
- Ademir Sopa, meia que passou muitos anos no Avaí.
- Canindé, revelado pelo Santos, que se destacou no Paulista de Jundiaí em 2004.
- Marcelinho, atacante veloz, revelado pelo Grêmio como uma ótima promessa, mas que nunca estourou.
- Tico, centroavante que fez muitos gols no Paraná Clube.
- e Galvão, uma daquelas surpresas do futebol. Fez muitos gols no Paraná Clube, passou pelo Santos, Atlético-MG, é grosso mas é profissional.

Porém, quem vê nome não vê futebol. Luiz, Hernani e Douglas ainda fazem boas partidas, os outros estão em uma fase negra. Ivan Baitello, técnico do Sâo Caetano (era auxiliar, assumiu como interino com a demissão de Amauri Knevitz, venceu 3 partidas e foi efetivado) armou um esquema ousado, viu seu time perder por 6-1 e acabou demitido.

O time do ABC entrou em campo para jogar no tradicional e pouco visto em terras nacionais 3-5-2 com líbero. Rogério fazia (mal) essa função. Porém esse foi apenas um dos inúmeros problemas apresentados pelo Azulão (!?!?). Os laterais, Ademir Sopa pela esquerda e Athos pela direita, que são originalmente meias, não sabiam se atacavam ou defendiam os volantes Hernani e Glaydson deixavam enormes buracos na marcação, e muito espaço para o meio campo e os laterais do Barueri avançarem. O líbero Rogério cansou com 20 minutos e quando chegava com a bola no campo de ataque, ao invés de dar passes em profundidade, soltava ao lado para os laterais, acabando com a velocidade da jogada e complicando qualquer alternativa que os alas podiam buscar, pois Rogério estacionava no meio campo puxando um jogador para marcá-lo. Assim, o Barueri puxava rápidos contra ataques, e encontrava espaços nas laterais, no meio campo e no miolo de zaga, pois estavam todos perdidos no meio campo.

Tudo bem que a goleada só veio nos minutos finais do segundo tempo, os últimos 3 gols aconteceram depois dos 85 minutos de jogo, mas o futebol apresentado foi trágico.

Conforme já tinha escrito aqui no blog depois da partida contra o Corinthians, o Barueri vem provando ter uma boa equipe, já está na terceira colocação, hoje estaria nas semifinais. Flavio ex-Palmeiras, Alberto ex-Palmeiras, Santos e Corinthians, Ávalos ex-Santos, Amaral ex-Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Vasco e Grêmio, Rodrigo Pontes, revelado pelo Corinthians e Márcio Careca ex-Palmeiras, são os jogadores com passagem por grandes clubes. Pedrão, Marcos Pimentel, Alex Maranhão e Thiago Humberto são bons jogadores. Nessa partida o Barueri usou o mesmo esquema tático dos outros jogos no Campeonato, com 3 zagueiros, dois laterais que apóiam bem o ataque, um volante que sai bem para o jogo, um meia esquerda habilidoso e dois atacantes. Um rápido e outro mais finalizador.

A qeuipe dominou a partida do início ao fim jogando em rápidos contra-ataques. A minha dúvida fica por conta da contratação do técnico Márcio Araújo. Não sei o que pode acontecer com esse bom time daqu pra frente. É esperar para ver. Tem bons valores, mas que precisam ser bem trabalhados e não sei se Márcio Araújo consegue fazer isso.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Jogo da Rodada 10 do Paulistão - Corinthians x Portuguesa

O destino deu de presente a vitória ao Corinthians.

Não, não ache que foi pelas boas defesas de Felipe. Foi pela contusão do Alessandro.

Mano Menezes escalou o time de uma maneira um pouco mais ofensiva do que vinha fazendo nos últimos jogos. Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Bruno Octavio, Fabinho, Alessandro e Lulinha; Dentinho e Herrera. Manteve o ataque rápido, colocou Carlos Alberto na lateral, não por esse ser uma opção ofensiva melhor que Alessandro, mas para que pudesse ganhar no meio campo um jogador com vigor físico para atacar e defender, sem perder assim tanta força na principal qualidade da equipe alvinegra até então, a defesa.

Só que com 2 minutos de jogo Alessandro sentiu uma contusão na coxa, tinha que sair. Mano, então sem muitas opções no banco teve que lançar o garoto Everton Ribeiro (constantemente pedido aqui no blog), fazendo assim com que a equipe ficasse um pouco mais ofensiva, ganhasse em qualidade no meio campo e, teoricamente, perde-se um pouco de força defensiva. O que vimos no primeiro tempo foi um time com mais qualidade no passe no meio campo, com boas tabelas entre André Santos e Everton, triangulações com Lulinha e jogadas de ultrapassagem. Lógico, dá para ser muito melhor do que o primeiro tempo contra a Lusa, mas para isso o time precisa de entrosamento e treino nessa forma de jogar.

No segundo tempo, aos 17 minutos, Herrera foi corretamente expulso. Aí a Portuguesa dominou a posse da bola, mas assustou o goleiro Felipe em apenas 2 oportunidades. Com a bola no chão o Corinthians ainda conseguiu chegar com perigo ao ataque, mas não soube matar o jogo.

A Portuguesa jogou no 5-3-2 (desculpe se você acha 3-5-2, mas no Brasil é raro um time jogar no 3-5-2 de verdade). No meio campo tinham dois volantes e um meia e os dois homens do ataque se transformavam constantemente em um, já que Rogério vinha buscar o jogo muito atrás. No primeiro tempo a Lusa pouco chegou, era um time muito preocupado em defender. O zagueiro central, Marco Aurélio, que também atua como volante, passou a exercer essa função no segundo tempo, quando, no intervalo, Benazzi soltou um pouco mais sua equipe e mudou a formação tática para o 4-4-2. Logo a Lusa estava com um jogador a mais e o técnico da equipe rubroverde tirou Marco Aurélio para a entrada de mais um meia, Ramón, que por sinal é ex-atleta do Grêmio, ex-time de Mano Menezes, que deve estar dando graças a Deus por ter se livrado de um jogador tão fraco tecnicamente. Já quando ele estava no sul eu não entendia como conseguiu ser profissional.

Com o que vem apresentando no campeonato até agora, a Portuguesa vai sofrer na Série A do Brasileiro. A equipe possui meio campo e ataque fraquíssimos, um bom treinador, mas que não fará milagres com esse elenco. Aliás, ninguém fará. O time pouco apresenta jogadas trabalhadas, tem jogadores muito pesados, um futebol muito devagar, enroscado. Difícil a vida Lusa em 2008.