segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

São Caetano 1 x 6 Barueri - Rodada 11 Paulistão

São Caetano e Barueri fizeram uma partida taticamente bastante interessante.

O São Caetano tem jogadores conhecidos no elenco:

- o goleiro Julio Cesar, que ficou famoso no rival Santo André e por ser parecido com o atual ídolo do ex-time, Marcelinho Carioca.
- o também goleiro Luiz, revelado nas categorias de base do Azulão e que obteve destaque com suas atuações no Paulistão de 2007.
- o lateral direito Wilton Goiano, que tem passagem pela Portuguesa e outros times.
- o zagueiro Galiardo, revelado pelo Santo André.
- o também zagueiro Rogério, revelado pelo Santos e que em 2005 parou Tevez em um jogo contra o Corinthians.
- o lateral, volante e agora líbero Rogério, ex-jogador de Palmeiras e Corinthians.
- o zagueiro Edson Borges, que se destacou no Campeonato Brasileiro de 2007 no rebaixado América-RN, e que fez 3 gols no Santos na Vila Belmiro.
- o volante Hernani, revelado pelo Atlético-MG com passagem por Portuguesa e Paysandu entre outros.
- O volante Glaydson que fez um Paulistão em 2007 muito bom.
- Douglas, que saiu do Criciúma para ser conhecido no São Caetano mesmo. Mas que está se tornando famoso mais pelo interesse do Corinthians em seu futebol do que pela eficiência das suas jogadas.
- Ademir Sopa, meia que passou muitos anos no Avaí.
- Canindé, revelado pelo Santos, que se destacou no Paulista de Jundiaí em 2004.
- Marcelinho, atacante veloz, revelado pelo Grêmio como uma ótima promessa, mas que nunca estourou.
- Tico, centroavante que fez muitos gols no Paraná Clube.
- e Galvão, uma daquelas surpresas do futebol. Fez muitos gols no Paraná Clube, passou pelo Santos, Atlético-MG, é grosso mas é profissional.

Porém, quem vê nome não vê futebol. Luiz, Hernani e Douglas ainda fazem boas partidas, os outros estão em uma fase negra. Ivan Baitello, técnico do Sâo Caetano (era auxiliar, assumiu como interino com a demissão de Amauri Knevitz, venceu 3 partidas e foi efetivado) armou um esquema ousado, viu seu time perder por 6-1 e acabou demitido.

O time do ABC entrou em campo para jogar no tradicional e pouco visto em terras nacionais 3-5-2 com líbero. Rogério fazia (mal) essa função. Porém esse foi apenas um dos inúmeros problemas apresentados pelo Azulão (!?!?). Os laterais, Ademir Sopa pela esquerda e Athos pela direita, que são originalmente meias, não sabiam se atacavam ou defendiam os volantes Hernani e Glaydson deixavam enormes buracos na marcação, e muito espaço para o meio campo e os laterais do Barueri avançarem. O líbero Rogério cansou com 20 minutos e quando chegava com a bola no campo de ataque, ao invés de dar passes em profundidade, soltava ao lado para os laterais, acabando com a velocidade da jogada e complicando qualquer alternativa que os alas podiam buscar, pois Rogério estacionava no meio campo puxando um jogador para marcá-lo. Assim, o Barueri puxava rápidos contra ataques, e encontrava espaços nas laterais, no meio campo e no miolo de zaga, pois estavam todos perdidos no meio campo.

Tudo bem que a goleada só veio nos minutos finais do segundo tempo, os últimos 3 gols aconteceram depois dos 85 minutos de jogo, mas o futebol apresentado foi trágico.

Conforme já tinha escrito aqui no blog depois da partida contra o Corinthians, o Barueri vem provando ter uma boa equipe, já está na terceira colocação, hoje estaria nas semifinais. Flavio ex-Palmeiras, Alberto ex-Palmeiras, Santos e Corinthians, Ávalos ex-Santos, Amaral ex-Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Vasco e Grêmio, Rodrigo Pontes, revelado pelo Corinthians e Márcio Careca ex-Palmeiras, são os jogadores com passagem por grandes clubes. Pedrão, Marcos Pimentel, Alex Maranhão e Thiago Humberto são bons jogadores. Nessa partida o Barueri usou o mesmo esquema tático dos outros jogos no Campeonato, com 3 zagueiros, dois laterais que apóiam bem o ataque, um volante que sai bem para o jogo, um meia esquerda habilidoso e dois atacantes. Um rápido e outro mais finalizador.

A qeuipe dominou a partida do início ao fim jogando em rápidos contra-ataques. A minha dúvida fica por conta da contratação do técnico Márcio Araújo. Não sei o que pode acontecer com esse bom time daqu pra frente. É esperar para ver. Tem bons valores, mas que precisam ser bem trabalhados e não sei se Márcio Araújo consegue fazer isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

O São caetano acabou de acertar a volta do atacente Luizão-ex Corinthians e contratou o Técnico Pintado, ex- Ituano. Esse time só ganha do Corinthians. Já o Barueri, até que montou um time bom, mas ainda é o Barueri. Quem é o Barueri? Para mim não é ninguém só está tendo seus 15 minutos de fama, mas depois vai cair no ostracismo como o São Caetano, Santo André, Brasiliense e outras merdas do nosso futebol. E outra jogador que não da certo em clube grande vai para os pequenos.

Unknown disse...

Thiago,

Gostei bastante do seu Blog! Parabéns pela análise tática e comentários. Obrigado tb por ter se cadastrado no MTDF!