quinta-feira, 10 de abril de 2008

Agora sim

No início do Campeonato Paulista, alguns estádios passavam por reformas, não poderiam ser usados para jogos do torneio. Outros estavam interditados por falta de segurança, após corrigirem suas falhas retomaram vida normal, com jogos em média 1 vez por semana.

Chegamos na fase final do campeonato e fica a discussão sobre onde serão os jogos finais. Por que o estádio do Guarantinguetá, ou da Ponte Preta, ou mesmo o do Palmeiras não podem ser utilizados? Durante a primeira fase tudo bem, chega na fase final não pode? Que absurdo. Então não pode ser utilizado em momento algum! Qual a diferença entre o perigo de um jogo da primeira fase e um da fase final?

A segurança precisa existir da mesma forma que em qualquer outro jogo de risco. Todos reclamam que o Morumbi não tem metrô por perto, aí quando marcam no Palestra Itália, que tem metrô, ele se torna um problema por causa das brigas das torcidas. AUMENTEM O POLICIAMENTO. Quem frequenta estádio sabe onde ocorrem as brigas. O Morumbi é o maior estádio de São Paulo, E DAÍ? É do São Paulo. Os adversários não têm que escolher jogar lá. O mando de campo PRECISA ser do clube e o clube mandante escolhe onde vai jogar e a polícia que faça a segurança. Se o estádio está liberado ele foi, no minímo, estudado na questão segurança, não importa a fase do campeonato. Ou a segurança depende da fase do torneio? Segurança é segurança em qualquer momento.

Outra coisa, quem tem que pensar na arrecadação são os clubes MANDANTES e mais ninguém. Nem o visitante e nem a federação. Como bem disse o diretor do Palmeiras, Cipullo "perderemos na arrecadação da partida, mas teremos mais chance de ganhar o título, onde vamos ganhar na valorização do Palmeiras e de nossos jogadores".

O time passa o campeoanto inteiro jogando em seu estádio para a torcida que está acostumada a frequentá-lo, quando chega na fase final, tira do estádio. Que absurdo. Não interesse a capacidade do estádio, é a casa da equipe e precisa ser respeitada acima de tudo. É um absurdo não ter jogos finais na Vila Belmiro por exemplo. Por que está liberado esse estádio para o restante do campeonato? Basta vender a carga correta de ingressos. É difícil isso? Ou alguém leva dinheiro da renda pro próprio bolso e os times tem que jogar em estádios maiores?

Espero que na final cada CLUBE escolha onde vai jogar. Guará ou POnte serão muito prejudicados se tiverem que jogar no Morumbi e a torcida dessas equipes será extremamente desrespeitada. Fez-se o correto no confronto São Paulo x Palmeiras. Um jogo em cada estádio, com 10% da carga total de ingressos destinada ao visitante.

O Palmeiras e o São Paulo são da mesma cidade. Mas quando um vai ao estádio do outro é VISITANTE. Ou quando um amigo seu vai na sua casa, ele não é visitante?

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Semifinais

A segunda fase do Paulista começa sábado com o jogo entre Ponte Preta x Guaratinguetá em Campinas. No domingo Palmeiras x São Paulo começam a duelar pela vaga na final.

Veja abaixo quem mais ficou entre os 4 primeiros colocados nas 19 rodadas da primeira fase e tire sua conclusão sobre quais times mereciam estar classificados.

Ponte Preta - 18 rodadas no G-4
Guaratinguetá - 16 rodadas no G-4
São Paulo - 13 rodadas no G-4
Palmeiras - 9 rodadas no G-4
Corinthians 6 rodadas no G-4
Noroeste - 5 rodadas no G-4
Barueri - 3 rodadas no G-4

Ainda entraram na zona de classificação:
Marília por 3 rodadas;
São Caetano, Bragantino e Ituano por 1 rodada.

Agora o descenço:
Rio Preto - 17 rodadas na ZR (Zona do Rebaixamento)
Rio Claro - 15 rodadas na ZR
Guarani - 15 rodadas na ZR (escapou de cair na última)
Santos - 10 rodadas na ZR (e até temos a impressão de que escapou há muito tempo)
Paulista - 7 rodadas na ZR

E estrelando:
Juventus - 4 rodadas (caiu)
Sertãozinho - 3 rodadas (caiu)
Marília - 3 rodadas
Barueri, Mirassol e São Caetano - 1 rodada

Pelo menos os classificados para a segunda fase foram com justiça.

E o Corinthians queria classificar por que? Não fez por merecer em momento algum.

Vote na nova enquete:

Quais times farão as finais do Paulistão 2008?
Guaratinguetá x Palmeiras
Guaratinguetá x São Paulo
Palmeiras x Ponte Preta
São Paulo x Ponte Preta

Os votos só serão válidos até sábado, dia do primeiro jogo entre Guará x Ponte. Vai que alguém ganha de 5, aí vira barbada.

Lembrando que na enquete passada:

Quais serão os dois últimos classificados para as semifinais do Paulistão? (escolha dois dos quatro)
São Paulo
Ponte Preta
Corinthians
Barueri

Os leitores assim votaram:
São Paulo - 77%
Ponte Preta - 66%
Corinthians - 33%
Barueri - 22%

Acertaram. Vamos ver se acertam agora.

Corinthians

A imensa preocupação com o time reserva do Santos impediu o Corinthians de se preocupar com seu jogo, resultado, não fez nem a sua parte.

Em um jogo que precisava vencer de qualquer maneira, o time de Mano Menezes não foi capaz de superar o Noroeste.

Palmeiras e São Paulo estão nas seminfinais. O Santos decepcionou no começo, mas se não fossem os péssimos resultados inciais, hoje estaria na segunda fase sem grande susto. O Corinthians não. Passou o campeonato inteiro namorando o G-4, num momento o G-4 disse, ou entra ou vaza. Aí o Corinthians se assustou. Papelão.

Santos 2 - Ponte Preta 2

Esse foi o jogo em que trabalhei naquela que foi a última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2008.

Apesar da equipe do Santos entrar com um time quase que em sua totalidade formado por jogadores reservas (apenas Kleber Pereira atualmente é titular), o alvinegro praiano deu sufoco na Ponte Preta e se não fosse a patinada do Corinthians (mais uma) teria eliminado a alvinegra campineira. Mas como SE não entra em campo, a Macaca está, depois de 7 anos, de volta às semifinais do torneio estadual.

Sabendo da sua obrigação de vitória para não ter que torcer por outros resultados, a Ponte buscou o ataque no início do jogo, sua torcida marcou presença e fez a equipe nao se intimidar na Vila mais famosa do mundo. A Ponte joga em um esquema muito legal de se ver, é o tradicional 4-4-2, mas é o tradicional mesmo, não o que as equipes jogam hoje, com 2 volantes, 1 volante meia e um meia criativo só, a Macaca tem 2 meias de criação, 2 atacantes, 2 laterais que apóiam bem o ataque, é um time ofensivo. Elias, meia direita, pra mim, é a revelação do Campeonato. Renato, meia esquerda, que está fazendo mais sucesso que o companheiro, foi banco do Juventude durante o Campeonato Brasileiro do ano passado, em que o time de Caixas foi rebaixado para a segunda divisão. Será que Renato não poderia ter ajudado o ex-parceiro da Parmalat a se manter na Série A do Nacional?

Infelizmente a Ponte é considerada uma equipe ofensiva. Em 19 jogos tem 36 gols marcados, média de 1.89 gols/partida, o que não é muito, e por isso digo que INFELIZMENTE é considerada uma equipe ofensiva, até porque, com essa média de 1.89 gols/partida, juntamente com o Palmeiras, a Macaca tem o melhor ataque do campeonato. Imagine então a média das outras equipes. Cada ano que passa a falta de criatividade dos técnicos e a falta de qualidade dos jogadores nos impede de ver mais gols nos campeonatos profissionais. A excessiva preocupação com a defesa faz um time com média inferior a 2 gols por jogo ser considerado ofensivo. Talvez por isso, quarta-feira depois do jogo entre São Paulo x Sportivo Luqueño pela Libertadores, Muricy Ramalho, ao ser questionado se a falta de pontaria da equipe tricolor naquela partida (deu 33 chutes a gol e venceu por 1-0) devia-se a ausência de treinamento de finalização, respondeu (bem ao seu estilo carinhoso e educado) que no futebol de hoje só se treina posicionamento e finalização, acho que podemos ter idéia porque o Palmeiras de Luxemburgo está sobrando no campeonato, será que os gols que a equipe alviverde faz tocando a bola com rapidez, de primeira ou no segundo toque, envolvendo o adversário de um lado até o outro do campo, não são treinamentos comandados por Wanderley? Muricy ou errou na sua avaliação ou é mais um treinador mais preocupado em não deixar o adversário jogar, do que ver sua equipe envolver outros times. O SP do ano passado ficou marcado pela solidez defensiva e não pela beleza do seu futebol. É esse o cenário do futebol brasileiro. Técnicos incompetentes e ignorantes que fazem desse esporte artístico algo extremamente chato e sem graça. O público quer ver gol Muricy. Ganhe seu time de 5-4 ou 10-9, o 1-0 entristece o futebol. Bom, voltando, a Ponte realmente busca o ataque, Vicente, lateral esquerdo que veio do Paraná, time em que se destacou ano passado, apóia pela esquerda fazendo boas jogadas com Renato, os volantes, além de experientes, tem o mínimo de qualidade para fazer a bola rolar pelo meio de campo, seja lateralmente ou buscando os meias e atacantes mais próximos do gol adversário.

Os zagueiros são de qualidade duvidosa, assim como a maioria dos jogadores dessa posição no Brasil, mas o esquema bem montado de marcação possibilita a equipe sofrer poucos gols. Falta um atacante mais maduro, matador, de qualidade indiscutível. Vanderlei, que veio da tradicional base da Ponte, podia ser esse homem, mas é extremamente displicente e imaturo. Tem mais qualidade que seus concorrentes no elenco mas mesmo assim é banco.

A força da massa alvinegra e os mais de cem anos de tradição, podem levar a Ponte a uma final de Paulista.

O Santos mostrou bons valores na partida de ontem. Kleber Pereira fez seu gol para tentar se assegurar na artilharia do campeonato, Tabata fez um excelente primeiro tempo, mas caiu muito no segundo. Carleto é um bom latera-esquerdo vindo das categorias de base e o volante Hudson é um belo jogador, de habilidade, bom desarme e marcação. O Santos teve chance para vencer a partida, mas pecou no último passe antes da finalização das jogadas. O mais importante para a equipe da casa nesse jogo foi a demonstração que o futebol ainda é levado a sério.

Vamos as fotos da Vila nesse jogo (lembre-se, clique na imagem para vê=la em tamanho maior):

Jogo interessante para o Santos, principal torcida organizada marca presença no estádio.

Ao fundo, logo abaixo dos refletores, os camarotes. Um deles é de Pelé.

1.500 torcedores da Ponte saíram de Campinas para apoiar a Macaca na Vila.

Faixa colocada atrás do gol que o Santos defendeu no segundo tempo. Está escrito: PERCAM. Esse local é destinado à torcida do Santos. A imprensa esportiva não viu a faixa. Vamos prestar mais atenção, jornalistas.

Torcida da Ponte comemora a classificação depois do fim da partida.

Vila vazia.

Vila vazia 2.

Sala do presidente do Santos, atrás da numerada.