quinta-feira, 10 de abril de 2008

Agora sim

No início do Campeonato Paulista, alguns estádios passavam por reformas, não poderiam ser usados para jogos do torneio. Outros estavam interditados por falta de segurança, após corrigirem suas falhas retomaram vida normal, com jogos em média 1 vez por semana.

Chegamos na fase final do campeonato e fica a discussão sobre onde serão os jogos finais. Por que o estádio do Guarantinguetá, ou da Ponte Preta, ou mesmo o do Palmeiras não podem ser utilizados? Durante a primeira fase tudo bem, chega na fase final não pode? Que absurdo. Então não pode ser utilizado em momento algum! Qual a diferença entre o perigo de um jogo da primeira fase e um da fase final?

A segurança precisa existir da mesma forma que em qualquer outro jogo de risco. Todos reclamam que o Morumbi não tem metrô por perto, aí quando marcam no Palestra Itália, que tem metrô, ele se torna um problema por causa das brigas das torcidas. AUMENTEM O POLICIAMENTO. Quem frequenta estádio sabe onde ocorrem as brigas. O Morumbi é o maior estádio de São Paulo, E DAÍ? É do São Paulo. Os adversários não têm que escolher jogar lá. O mando de campo PRECISA ser do clube e o clube mandante escolhe onde vai jogar e a polícia que faça a segurança. Se o estádio está liberado ele foi, no minímo, estudado na questão segurança, não importa a fase do campeonato. Ou a segurança depende da fase do torneio? Segurança é segurança em qualquer momento.

Outra coisa, quem tem que pensar na arrecadação são os clubes MANDANTES e mais ninguém. Nem o visitante e nem a federação. Como bem disse o diretor do Palmeiras, Cipullo "perderemos na arrecadação da partida, mas teremos mais chance de ganhar o título, onde vamos ganhar na valorização do Palmeiras e de nossos jogadores".

O time passa o campeoanto inteiro jogando em seu estádio para a torcida que está acostumada a frequentá-lo, quando chega na fase final, tira do estádio. Que absurdo. Não interesse a capacidade do estádio, é a casa da equipe e precisa ser respeitada acima de tudo. É um absurdo não ter jogos finais na Vila Belmiro por exemplo. Por que está liberado esse estádio para o restante do campeonato? Basta vender a carga correta de ingressos. É difícil isso? Ou alguém leva dinheiro da renda pro próprio bolso e os times tem que jogar em estádios maiores?

Espero que na final cada CLUBE escolha onde vai jogar. Guará ou POnte serão muito prejudicados se tiverem que jogar no Morumbi e a torcida dessas equipes será extremamente desrespeitada. Fez-se o correto no confronto São Paulo x Palmeiras. Um jogo em cada estádio, com 10% da carga total de ingressos destinada ao visitante.

O Palmeiras e o São Paulo são da mesma cidade. Mas quando um vai ao estádio do outro é VISITANTE. Ou quando um amigo seu vai na sua casa, ele não é visitante?

Nenhum comentário: