quinta-feira, 27 de março de 2008

Santos 2 - Corinthians 1

Esse foi o jogo para o qual fui escalado nessa rodada.

Jogo bom, disputado, quente e polêmico.

A Vila é quente, ainda mais quando o Santos recebe o Corinthians, seu maior rival. A torcida enche o peito e solta o grito. Partidas entre as duas equipes nesse estádio são sempre muito gostosas de assistir. Essa foi a minha sexta, com 5 vitórias do mandante e um empate, todas recheadas de emoções.

Dizem alguns corinthianos que ontem o time fez sua melhor partida no ano. Que pena. Se essa foi a melhor partida do alvinegro de Parque São Jorge no ano, imagina como foram as outras. Concordo que foi uma partida equilibrada, por merecimento (coisa inexistente no futebol) o empate devia ter prevalecido. Não adianta agora chorar de falta de Kleber Pereira ou do gol anulado de Fabinho, contra o SP as dúvidas foram a favor do Corinthians. A arbitragem não decidiu o jogo.

Ao Corinthians falta uma coisa, jogar quando tem a bola nos pés. Sem isso dificilmente ganhará jogos. Não existe organização tática corinthiana para atacar. No Santos não existe organização tática quase nenhuma, apenas o centroavante joga lá na frente, como um típico CENTROAVANTE. O Santos também não tem organização para jogar com a bola no pé, mas em duas falhas do rival da capital fez seus gols, coisa que o Corinthians não soube fazer quando o Santos também falhou na zaga.

O Santos entra, definitivamente, na briga, e o Corinthians deve chorar a arbitragem de ontem, quando na verdade devia lembrar do jogo contra o Juventus e dos gols feitos que desperdiçou na Vila Belmiro.

Veja as fotos abaixo (clique na imagem para vê-la maior):
Vila Belmiro. Do lado esquerdo baixo você enxerga a faixa da principal Torcida Organizada do Santos. Acima dos integrantes o placar eletrônico. Eu estava em um camarote, acima da numerada. Na frente, ao fundo da imagem, vocês só enxergam um clarão, ali, infelizmente não deu pra mostrar, ficam os antigos camarotes e um deles é de Pelé.


Vila Belmiro, ao fundo o local destinado à torcida adversária.
A numerada, logo abaixo, recebe um ótimo público.
E na cobertura da numerada vocês podem enxergar um negócio interessante. O chamado aquário, onde ficam as câmeras de televisão. Os homens chegam por 'dentro' do teto, e descem uma escada para ter acesso ao local, que fica preso ao teto.
E logo atrás do 'aquário', as cabines destinadas a emissoras de rádio e televisão. Minúsculas.


Nessa foto abaixo você tem uma visão mais aberta da foto acima.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Ele sabe, nós não

Começo a desconfiar que não vai ter Olímpianda em 2008.

Mas só o Dunga deve saber, afinal ele nem se preocupa com o time Olímpico.

Todo ano anterior às Olímpiadas a CBF divulgava o técnico e este começava a traçar um planejamento. Estamos há pouco mais de 3 meses dos Jogos em Pequim e NADA do time.

Tá certo então Dunga, certinho CBF. Um futebol que tem como comandante o Sr. Ricardo Teixeira, e uma Seleção que tem como técnico o Dunga, merece isso mesmo.

terça-feira, 25 de março de 2008

100 anos

"Clube Atlético Mineiro, Galo forte e vingador"

25/03/1908, nascia um dos maiores clubes do Brasil, o Athlético Mineiro Football Club. Coloque-se na pele de um dos fundadores do Atlético. Há 100 anos estavam os 22 fundadores, em um dia de chuva, criando um clube.

Até poderiam ter como objetivo que se tornasse em algo grande, mas com certeza não desse tamanho. Milhões de torcedores, mais de 100 títulos e uma história rica. Foi o primeiro clube fora do eixo Rio-SP a ter um jogador convocado para a Seleção Brasileira, o atacante Mário de Castro, que recusou o convite sob a alegação de que não vestiria nenhuma camisa que não a alvinegra, com a qual marcou 195 gols em 100 jogos.

Em 1937 o Galo se sagrou Campeão dos Campeões do Brasil, na primeira competição interestadual profissional realizada no País. O torneio foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e reuniu as equipes vencedoras dos estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Em 1971 o Atlético disputou e venceu o primeiro Campeonato Brasileiro.

Jogadores como Reinaldo, Luisinho, Éder, Toninho Cerezzo, Chicão, João Leite, Nelinho, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Mazurkiewicz, Palhinha entre tantos outros vestiram essa linda camisa.

Parabéns Atlético. 100 anos de uma maravilhosa história.

Punição?

Kleber levou 3 jogos de gancho. Exatamente o número de jogos que faltam para acabar a primeira fase do Campeonato Paulista. É provável que pegasse 4 jogos de suspensão se faltassem 4 rodadas para acabar. Assim ele não fica fora da semifinal.

Dá saudade do STJD, que punia todo mundo com 120 dias. Acho que estou cansado da impunidade.

Kleber claramente teve a intenção de agredir André Dias, que, diga-se de passagem, não é nenhum santo. o palmeirense esqueceu completamente a bola, que estava a seu alcance e lançou uma forte cotovelada no olho do zagueiro adversário.

Punição de 3 jogos? Que ABSURDO!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Corinthians 1 - Rio Claro 0

Como foi dito aqui no blog ontem, fui escalado para trabalhar nessa partida. Que tristeza.

Quando vi a escalação do Corinthians fiquei me perguntando: 'o que um técnico de futebol tem na cabeça pra escalar Marcel e Heverton juntos na armação de uma equipe?', dois jogadores que já tiveram boas oportunidades no Corinthians e que renderam quase nada, é impressionante.

Também pensei: 'há pouco mais de um ano, Marcel e Acosta eliminaram o Corinthians da Copa do Brasil jogando pelo Náutico.', e lembrei que há um ano e meio Acosta era banco do Peñarol. Isso, o Peñarol do Uruguai. Você está querendo saber se esse time ainda existe? Existe sim. Você nunca mais ouviu falar? Mas existe. E o Acosta era banco lá. Hoje é titular do Corinthians. Como? Eu também me pergunto.

Mas tudo bem, de repente o cara virou craque né. Vamos então relatar o jogo. O Corinthians jogou no 4-4-2, com Carlão na lateral-esquerda e André Santos como um homem de meio campo. Fabinho era o único volante, André descia pra marcar como se fosse um lateral e Carlão fechava como um terceiro zagueiro. A marcação se perdia constantemente com os ataques do poderoso (?) Rio Claro. Entre André Santos e Carlão, Mirandinha, camisa 7 do time azul, apareceu, pelo menos, 3 vezes em condições de finalizar, e o fez. Em uma delas para uma difícil defesa de Felipe. Já que deixava espaços na defesa, o Corinthians devia estar atacando bem, certo? Errado. André Santos caia pelo meio, congestionava o setor com Heverton e Marcel. Heverton buscava o jogo mais recuado, mas errava passes. Quando Marcel dominava, os erros novamente aconteciam. Acosta saia da área pra buscar o jogo e quando dominava não tinha o que fazer, pois ninguém estava a frente dele, era ele quem tinha que estar na frente. Que beleza de bagunça. O gol só podia sair do jeito que foi. Aqui você assiste.

No segundo tempo, Perdigão entrou no lugar de Heverton, que era o dono das bolas paradas. O Corinthians perdeu essa opção, mas também pouco ameaçou o gol adversário. Herrera criou boas chances no final do jogo, quando o Corinthians também quase tomou o gol de empate. Seria merecido, mas o futebol nem sempre é justo. Antes do fim, os 13.211 pagantes ainda viram Marcel levar uma bolada no rosto quando tentava dominar uma bola com o pé! Esse é o Corinthians. Como me disse uma pessoa ontem: "10% melhor do que o ano passado, time ruim".

domingo, 23 de março de 2008

Paulista 0 - Palmeiras 2

Não assisti a partida, apenas vi, agora há pouco, todo o lance do segundo gol alviverde. Como gosto de fazer, prestei atenção em toda a jogada, desde sua origem.

O Paulista tinha a bola dominada, o zagueiro Rever armava o ataque e a zaga do Palmeiras fez o desarme, já próximo a meta de Marcos. Valdívia deu um dos primeiros passes da jogada, ainda no campo de defesa alviverde e apareceu na frente do goleiro para colocar a bola pro fundo do gol, no miolo da zaga, onde deveria estar Rever ou, no mínimo, algum volante o cobrindo. Existia sim um volante na jogada, mas claramente pego de surpresa.

Assim o Palmeiras matou o jogo.

Curiosidade

Eu já havia reparado nisso faz tempo, mas quero dividir com vocês.

No campeonato inglês, mesmo com as diferenças de camisas de Nike, Adidas e outras, os números das camisas dos clubes são iguais, com a mesma fonte. Repare.

Deve ser alguma norma da Confederação local. Vou pesquisar, depois completo a informação.

Agora sim, nova fase do blog!

Este blog foi relançado em janeiro deste ano devido aos meus planos pessoais e profissionais. Sou jornalista, tenho prazer em escrever, principalmente quando o assunto é o futebol. Tenho incontáveis sonhos na vida, não vou falar sobre eles agora, o post seria gigantesco, os planos para a volta do Futebloguiando envolvem muitos desejos e pensamentos, seria complexo explicar aqui, mas basta dizer à vocês que hoje ele entra no momento mais esperado.

Hoje volto a cobrir jogos de futebol profissional no Estado de São Paulo. Como eu disse no começo do blog "Não sejamos incoerentes, é bastante difícil analisar taticamente uma partida através de transmissão televisiva. O campo de visão é imensamente menor e não é possível fazer uma análise correta do jogo". É isso aí. Agora, a cada rodada, pelo menos uma partida será acompanhada 'in loco' pelo blogueiro que vos escreve, isso trará mais enriquencimento ao próprio, ao blog e ao leitor.

Hoje começaremos com Corinthians x Rio Claro, às 16 horas no Morumbi.