quinta-feira, 3 de abril de 2008

Estaduais

Eu adoro os Campeonatos Estaduais. Acho que são importantíssimos para a sobrevivência do futebol nacional. Quero compartilhar com vocês duas informações que comprovam o sucesso e a importância desses torneios:

1. O Campeonato Paulista tem média de público inferior a 6.500 torcedores por jogo.

2. Estadual do Rio. Os dois primeiros colocados de cada grupo são uma surpresa, ou alguém esperava que esses times estariam nessas posições, sendo que os grandes só jogam em casa durante TODO o torneio? Repare também na tabela de classificação, veja o SALDO DE GOLS de TODOS, repito, TODOS os times fora os dois primeiros colocados de cada grupo. Apenas um não tem saldo negativo, mas tem saldo zerado. Veja aqui a classificação.

Campeonato Estadual é piada. Só pode ser.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Enquete

Nossa primeira enquete mostrou que 69% dos leitores do blog apostaram que o Santos seria o grande clube a ficar de fora das semifinais do Paulistão. Outros 15% apostaram no Corinthians e mais 15% no Palmeiras, esses últimos já erraram.

Já que alguens acertaram essa questão, agora, na semana da última rodada da primeira fase, nova enquete:

Quais serão os dois últimos classificados para as semifinais do Paulistão? (escolha dois dos quatro)
São Paulo
Ponte Preta
Corinthians
Barueri

Rio Claro 1 - Santos 1

Nesse final de semana fui escalado para trabalhar nessa partida. Acho que estou sendo castigado. Amo futebol, mas cada jogo sem qualidade que eu vou assistir viu.

Começando pelo fim, o resultado foi justo. Ninguém tem do que reclamar. Nem o rebaixado Rio Claro e nem o praticamente eliminado Santos. Aliás, com as equipes que Rio Claro e Santos montaram, não têm do que reclamar de nada.

Voltando ao início, o Rio Claro enfrentou o Santos precisando da vitória, mas tinha pouquíssimo poder ofensivo. Com um esquema bagunçado, montado se espelhando no 3-5-2, a equipe jogava com um lateral–meia na esquerda, que não sabia se atacava ou defendia. Os zagueiros a cada momento estavam em um lado da zaga, prejudicando toda a marcação do sistema defensivo. O desespero do atacante, que precisava fazer gol e não recebia a bola, o fazia vir até o campo de defesa buscar a jogada, porém não tinha o que fazer com a gorduchinha, afinal, o cara que era pra estar na frente era ele. O meio campo do Galo Azul trabalhava pouco a bola, não invertia o jogo e prendia demais a bola perdendo a oportunidade de atacar com rapidez e eficiência. Em um dos poucos lances efetivos de ataque com a bola no chão, rolando, o Rio Claro empatou a partida em uma falha de Fabio Costa, que fez duas defesas milagrosas, uma no primeiro tempo e outra no final do segundo.

A equipe alvinegra mostrou os mesmos erros dos outros jogos. Seu esquema também é bagunçado. Passou o segundo tempo inteiro sem lateral-direito, com no meio, Wesley aberto pela esquerda junto com Kleber. No fim do primeiro tempo Adriano, volante, se machucou e teve que ser substituído, Leão, então colocou Fabão, terceiro zagueiro da equipe no jogo, deslocou Adoniran para o meio, mas perdeu o jogo na direita. Então, o time não tinha mais como inverter a bola e conseguir entrar na zaga do Rio Claro, passou então a forçar pelo meio ou pela esquerda, e não conseguiu mais furar o bloqueio do time interiorano. O Santos é um time que não tem a menor paciência com a bola no pé. Ao invés de trabalhar de um lado do campo para o outro, o time inicia a jogada por uma lateral, e por ela mesmo termina, encurta o seu tempo de posse de bola, permite que o adversário o ataque com mais freqüência e raramente consegue uma jogada ofensiva eficiente, com os jogadores de meio e ataque trocando passes e fazendo ultrapassagens. Feio o Santos. Vinha de 5 vitórias na base da força, da raça, da superação. Em algum momento isso iria acabar.

O Gol do Santos, assim como os dois que fez na partida contra o Corinthians, nasceu de uma ‘entregada’ da zaga adversária. O Rio Claro estava com a posse da bola na entrada da sua área de defesa e o jogador deu um passe perfeito para o adversário santista.

Clique aqui e veja os gols do jogo.

Vejam as imagens do Estádio Augusto Schimidt Filho (clique na imagem para vêla em tamanho grande):

Na imagem abaixo está o espaço destinado à torcida organizada do Santos. Essa foto foi tirada do lado de fora do estádio.


Abaixo o início do jogo. Ao fundo uma arquibancada também para os torcedores do Santos.


Agora o espaço destinado para a torcida do time mandante. Veja que no canto direito está o placar eletrônico.


De dentro do estádio, a torcida do Santos na arquibancada.