quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Santos na Libertadores

Nessa madrugada que passou o Santos estreou na Libertadores contra o Cúcuta na Colômbia.

Estrearam Molina e Quiñonez. O Santos pareceu mais seguro, porém com grotescos erros. Leão montou a equipe num 3-6-1. Porém, o time estava estático em campo. Apenas Molina aparecia para o jogo, se movimentava pelos dois lados. A equipe passou o primeiro tempo inteiro e parte do segundo fazendo a famosa ligação direta, da defesa para o ataque. Betão, Adaílton e Domingos, além de zagueiros eram também os armadores do time. Lastimável.

Wesley entrou no segundo tempo no lugar de Quiñonez e logo criou duas boas chances para abrir o placar, mas o Santos ficou nisso. Depois do jogo Fabio Costa disse que se surpreendeu negativamente com o Cúcuta. As informações que se tinham da equipe colombiana eram que eles estavam mal no Campeoanto Nacional e tinham perdido 6 dos 11 titulares que levaram o clube a seminfinal da Libertadores no ano passado. Surpresa negativa Fabio Costa? E o Santos, é o que?

Parece um time mais maduro, mas ainda com uma desordem tática assutadora.

Corinthians

Não se enganem corinthianos. A vitória contra o Barras por 6-0 não mostra nada.

O time piauiense estava fazendo apenas o seu primeiro jogo oficial no ano e, convenhamos, o time é um dos times mais fracos que eu já vi na Copa do Brasil.

Ta certo, alguns pontos positivos aparecem, como Lulinha ter feito seu primeiro gol como profissional e, principalmente, o fato de o time encarar a partida de ontem com seriedade e golear o adversário, eliminando assim o jogo de volta, adquirindo mais confiança e evitando que desconfianças fossem criadas em torno dessa equipe, ainda em formação, afinal, não ganhar ou ganhar de pouco do Barras, no Corinthians, seria tratado como crise, várias dúvidas surgiriam.

Mas, não esqueçam. Esse time ainda vai passar por momentos duvidosos, apenas evitou um. Acredito no trabalho do Mano a médio prazo.

A Copa do Brasil pode ser um torneio que faça o Corinthians se formar mais rápido e ganhar mais corpo e confiança. De grandes, até a final, o Corinthians cruzará com Grêmio em uma possível quartas-de-final, Botafogo ou Atlético-MG na semifinal, nenhum bicho papão.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Paulistão 2008

Excepcionalmente essa semana não teremos análise tática de nenhum jogo. O blogueiro não compareceu a nenhum estádio e portanto ficou impossibilitado de estudar a fundo qualquer partida. Não sejamos incoerentes, é bastante difícil analisar taticamente uma partida através de transmissão televisiva. O campo de visão é imensamente menor e não é possível fazer uma análise correta do jogo.

Falaremos então sobre o Campeonato Paulista, que chegou ontem a sua oitava rodada, ou seja, quase metade da primeira fase.

Entre os quatro primeiros apenas o São Paulo dos grandes. Existe uma teoria de que isso acontece pelo melhor preparo físico dos clubes do interior. É óbvio que esses times, que estão treinando há mais tempo, estão num estágio mais avançado em relação a parte física, mas não é só esse o problema. Façamos então uma análise de rodada por rodada:

Primeira rodada
São Paulo, Corinthians e Palmeiras venceram, o Santos perdeu da Portuguesa, nada de times do interior aprontando.

Segunda rodada
O São Paulo venceu novamente. Palmeiras e Santos se enfrentaram e empataram, e o Corinthians perdeu do São Caetano. Nada de times do interior ainda.

Terceira rodada
Palmeiras e Corinthians venceram times do interior. O São Paulo empatou com o Ituano e o Santos perdeu para o Juventus. O tricolor paulista não jogou bem, como foi em todas as outras rodadas e acabou não saindo do empate contra uma equipe que não se mostra boba nesse início de campeonato, será que aqui cabe a desculpa da preparação física? O Santos de Leão continuava patinando, perdeu do Juventus, que aos 7 minutos do segundo tempo já vencia por 3-0, culpa do preparo?

Quarta rodada
São Paulo e Corinthians se enfrentaram e ficaram no 0-0. O Santos bateu o Bragantino por 2-0 e o Palmeiras ficou no empate contra o Mirassol, em um jogo que estava 1-1 até os 37 do segundo tempo, quando o Palmeiras (cansado?) fez 2-1, mas 5 minutos depois sofreu o empate. Quem acompanhou o jogo sabe que o Palmeiras não foi bem.

Quinta rodada
O São Paulo venceu o Rio Claro por 3-1, marcando o segundo e o terceiro gol aos 38 e aos 47 do segundo tempo. Se tivesse mal preparado conseguiria? O Corinthians empatou com o Sertãozinho, no forte calor de Ribeirão Preto, e jogando com um homem a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo. Será que se tivesse com um preparo ruim suportaria 1 hora de jogo com um a menos? O Santos perdeu para o Barueri por 2-1, em um jogo que tomou o segundo gol aos 46 do segundo tempo, mas marcou o seu dois minutos depois, aos 48! Preparo físico? E o Palmeiras perdeu para o Ituano por 1-0, com um gol aos 11 minutos do primeiro tempo. Saiba que o alviverde massacrou o time da terra de gigantes durante todo o segundo tempo, estava cansado?

Sexta rodada
Corinthians 0 – 0 Mirassol e Ponte Preta 0 – 0 São Paulo. O Mirassol pouco assustou o alvinegro do Parque São Jorge. Campinas estava quente, muito quente, e o São Paulo segurou a embalada Macaca. E o preparo físico? O Santos empatou com o Paulista, em Jundiai, por 1-1 com os gols saindo no primeiro tempo. E o Palmeiras perdeu do Noroeste, no calor de Bauru, por 1-0, gol aos 39 do segundo tempo. Cansado? Eu não concordo. Leandro falhou em uma saída de bola que um jogador profissional não pode falhar, ou não deveria, e o Norusca se aproveitou da bobeira do atleta.

Sétima rodada
O Santos bateu o Marília por 1-0, gol aos 33 do segundo tempo. São Paulo empatou com o São Caetano. Corinthians empatou com o Barueri em um jogo bastante disputado em que o alvinegro teve o domínio do segundo tempo, em que, teoricamente, era pra estar cansado. Ou não? O Palmeiras perdeu para o líder Guaratinguetá por 3-0, em um jogo que o time do interior já vencia por 2-0 no primeiro tempo.

Oitava rodada
São Paulo e Santos se enfrentaram. Vitória são-paulina. O Corinthians bateu o Ituano, em Itu, 2-1. E o Palmeiras venceu o Guarani por 3-1. Cansaço?

Com certeza uma equipe mais bem preparada fisicamente agüenta melhor qualquer partida, mas existe um fato muito mais importante nesse momento: a montagem das equipes.

Não se faz um time vencedor do dia pra noite, não se faz em um mês e, muito menos em 2, 3 semanas de trabalho em que muitos ainda estão se conhecendo.

O Santos mudou praticamente tudo: meio time titular e o treinador, ou seja, alterou totalmente o estilo de trabalho. Não contratou jogadores para repor os que saíram, apostou nos jovens e somente agora, na oitava rodada do campeonato, resolveu contratar. E são contratações no escuro. Através de uma parceria com um empresário, acertou a vinda de 4 estrangeiros, Molina, que se destacou na Libertadores de 2004, meia esquerda habilidoso, estilo Alex. Estilo não quer dizer que a qualidade do futebol é a mesma. Quinonez é meia direita, jogava na segunda divisão do futebol equatoriano (caramba!!!). Tripodi, argentino, é centroavante, revelado pelo Boca, que fez sucesso na base, mas não se firmou no time de cima e Sebastian Pinto, atacante também, nunca ouvi falar nada dele. Ou seja, além de incógnitas, ainda terão que se adaptar ao futebol brasileiro, a vida em outro país... Dificilmente vão chegar e resolver. Valdivia e Lugano, só pra citar dois ídolos sul-americanos recentes em grandes times paulistas, demoraram meses para se adaptar ao nosso futebol.

O São Paulo pouco mudou, mas mudou. E mudou principalmente o jeito de jogar. Nenhuma alteração drástica, mas a equipe ainda não se acertou. Fabio Santos assumiu o meio campo, e a lateral esquerda ficou entre Jorge Wagner e Richarlyson, existe um revezamento maior do que o do ano passado. A equipe ainda perdeu Souza e Leandro, dois curingas. Vai dar certo, assim como no ano passado, mas ainda precisa se reorganizar.

O Palmeiras trocou de técnico, manteve a base no início, e agora começa a colocar seus reforços em campo. Apenas Jorge Preá não veio para ocupar uma vaga entre os 11 titulares, o restante sim. O alviverde está mudando o jeito de jogar, mudando 5 jogadores, mudando o estilo da equipe. Com Caio Jr, o time não tinha uma cabeça de vencedor, agora vai ter. Não só pelos jogadores mas também pelo técnico. Existe um período de mudança e adaptação.

No Corinthians as maiores transformações. Presidência, diretoria, comissão técnica e 14 jogadores saíram e outros 14 foram contratados. Com tantas mudanças, não há como acreditar ou desejar que o time faça uma campanha impecável logo de cara. Mesmo assim, nos 8 primeiros jogos, apenas 1 derrota. Para você, corinthiano: há quanto tempo você não sentia o seu time como uma equipe grande? Há quanto tempo você não via o seu time na metade de cima da tabela, com segurança? Eu sou um bom critico do Mano, um dos poucos eu sei, mas que pelo menos vemos o Corinthians encarar seus maiores adversários de igual pra igual, e enfrenta os menores se impondo, isso nós temos que reconhecer.

Falando sobre os problemas de cada um, podemos encontrar um motivo que se encontra vivo nos 4. Em um campeonato com jogos aos domingos e quartas, fica praticamente impossível para os técnicos conseguirem dar o padrão correto de jogo, treinar jogadas ensaiadas, colocar o time pra jogar do jeito que deseja, corrigir os erros bobos que se multiplicam e causam as derrotas. Segunda é dia de recuperação, terça é dia de rachão, quarta de jogo, quinta de recuperação, sexta de treino, sábado de rachão, domingo de jogo. Em 7 dias, apenas um treino em que o técnico pode colocar suas idéias em prática, pode procurar dar ‘sua cara’ a equipe. Vai demorar para os times estarem no ponto.

Fica a dúvida:

É tão necessário assim um Campeonato Estadual com 20 equipes (o mesmo número de participantes do Campeonato Brasileiro)?

É tão necessária a continuidade do Campeonato Paulista nesses moldes?

É tão necessária a continuidade do Campeonato Paulista?????