segunda-feira, 7 de julho de 2008

Portuguesa 1 - Vitória 2

Trabalhei nessa partida no domingo.

Um grande e surpreendente jogo. Não tinha visto o Vitória jogar, sabia de alguns jogadores que estavam lá, mas ontem fiquei surpreso e satisfeito com a qualidade (Marcelo Cordeiro, Marco Aurélio, Renan, Willians e Marquinhos são gratas surpresas) e ofensividade da equipe. Aliás, é a tendência do futebol ultimamente. Times que se preocupam mais em atacar do que em defender estão ganhando os campeonatos nesse ano, Espanha, Sport, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo são alguns exemplos disso. Talvez seja um sinal da volta do futebol ofensivo, sem tanta preocupação em como não tomar gol e sim em como fazer gol.

O Vitória jogou no 4-4-2, com volantes saindo para o jogo, com laterais que apóiam o ataque e 2 meias, ou seja, um time que procura jogar e tem qualidade para. Além de ser ofensiva, a equipe baiana fez 1-0 aos 9 segundos de jogo, mesmo com a Portuguesa dando o pontapé inicial, uma ótima demonstração do quanto a equipe paulistana estava concentrada. Até os 35 minutos do primeiro tempo o que se viu no Canindé foi um passeio que podia ter se transformado em uma goleada histórica do time visitante, dando 3 chances perdidas de lambuja, 5-0 para o Vitória nos primeiros 45 minutos não seriam exagero, mas a imensa quantidade de gols perdidos impossibilitou que isso acontecesse e o primeiro tempo acabou 2-0 com uma sensação de que "quem não faz toma".

A Portuguesa, também jogando no 4-4-2 foi amplamente dominada na primeira etapa. Não podemos, lógico, tirar os méritos da equipe do Vitória pelo excepcional primeiro tempo, mas também não iremos esconder que a Lusa tinha que ter tido mais atitude, mais força, mais resposta às investidas da equipe da Bahia. Com dois volantes muito presos na defesa, dois laterais de baixa qualidade e dois meias que ficam muito parados no campo de ataque, praticamente se marcando, a Portuguesa passou o jogo inteiro sofrendo para atacar o Vitória, mesmo depois do intervalo, em que o time melhorou e Benazzi realizou 2 alterações. A sorte da Lusa foi que o time de Vagner Mancini cansou e diminui o ritmo, além de ter tido um jogador expulso aos 16 minutos da etapa complementar. Isso fez o time baiano se fechar um pouco e jogar no contra-ataque.

A Portuguesa diminuiu com Vaguinho, outro jogador de baixa qualidade, e teve chances para empatar mas não conseguiu. O placar justo seria 5-1 para o Vitória, mas o que vimos foi um 2-1. Aqui você assiste aos gols.

Destaque da partida: Marcelo Cordeiro (lateral esquerdo) e Renan (volante), ambos do Vitória.


Fotos da partida:


Portuguesa e Vitória em campo para o início da partida.


Os primeiros segundos do jogo, momento em que Willians rouba a bola de Dias e parte para o gol do Vitória.


Bom número de torcedores do Vitória esteve presente fazendo a festa no Canindé.


Entre as duas torres de iluminação você vê um pontinho preto, era um imenso balão. Você pode ter uma idéia de como é grande comparando com os prédios que estão mais ou menos na mesma distância.


Portuguesa ataca o vitória no segundo tempo. 4.600 pessoas estiveram presentes no Canindé para assistir essa partida.

2 comentários:

Anônimo disse...

We should have a great day today.

Anônimo disse...

Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.