quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Palmeiras 2008

Pra mim o Palmeiras será o principal adversário do SP em 2008. Desde que Mustafá saiu da presidência, uma grande reestruturação vem sendo feita no Palestra. O clube já transmite uma imagem de organização e modernização, e as novidades do Palmeiras para 2008 começam a comprovar essas idéias e vislumbram um futuro maravilhoso no alviverde.

Em 2007 a diretoria contratou o Caio Jr. depois de um bom Campeonato Brasileiro pelo Paraná. Foi uma aposta, mas serviu também para o Palmeiras montar um grupo razoavelmente bom e fazer boas campanhas nos campeonatos do ano. Foi o que aconteceu. Sem um centroavante o time de Parque Antártica chegou lutando por uma vaga nas semifinais do Paulista até a última rodada e lutou pela Libertadores até a última rodada do Brasileiro. Hoje o Palmeiras não só manteve o elenco como também contratou um técnico com mais força e mais experiente do que o Caio Jr, e contratou jogadores para posições carentes do elenco, principalmente um camisa 9.

Ano passado, com um Santos pior do que o Palmeiras de hoje, Luxemburgo levou o time da Vila ao vice-campeonato nacional, como não acreditar que o Palmeiras irá fazer frente ao São Paulo em todas as competições que disputarem juntos?

Fora de campo a diretoria acertou um vantajoso contrato de patrocínio com a Fiat. Em números absolutos é o maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro. Está reformando e modernizando o gramado do Palestra Itália e já apresentou plano de ampliação e modernização do estádio inteiro.

O Palmeiras está no caminho certo, mas o caminho é longo e contínuo. Não adianta querer todos os títulos do mundo em dois anos. Pode até acontecer, mas com consistência e continuidade, o Palmeiras pode ser um dos clubes mais poderosos do mundo por muitos anos, assim como o São Paulo.

Contratações
Alex Mineiro, Jorge Preá, Diego Souza, Léo Lima, Elder Granja e Lenny.

Alex Mineiro é o camisa 9 que o Palmeiras não teve em 2007. Pensando bem, em 2007, 2006, 2005 e segundo semestre de 2004. Centroavante experiente, que tem no currículo uma artilharia de um Campeonato Brasileiro. Já fez dois gols típicos de um matador na sua estréia com a camisa verde, tem tudo para fazer chover gols no Palestra em 2008.

Jorge Preá é uma incógnita. Centroavante que começou a carreira profissional aos 23 anos. Isso só vale como informação, Liedson começou a carreira tarde também, mas nem por isso deixou de fazer sucesso. Nos resta esperar.

Diego Souza é um dos 'jogadores problema' que vieram para São Paulo em 2008. Habilidoso, forte fisicamente e com um potente chute, Diego precisa começar a estacionar em algum clube e provar o seu valor. Formado pelo Fluminense, com uma passagem rápida pelo Benfica e uma polêmica pelo Flamengo, esteve no Grêmio em 2007. Teve um bom ano, mas com o fim do contrato de empréstimo o Grêmio não conseguiu comprar o seu passe. Tem no Palmeiras uma excelente oportunidade de se firmar na carreira. Luxemburgo e a carência de títulos do alviverde podem ajudar nessa caminhada.

Léo Lima. Milton Leite falou bem no Sportv. Habilidoso, forte fisicamente, mas com nenhuma passagem que o fizesse estar no Palmeiras hoje. Contrato de risco para um jogador de alto risco. Da mesma forma que Diego Souza, Carlos Alberto, Fabio Santos e Adriano, esses últimos no São Paulo, precisa começar a dar um rumo certo na sua carreira. Aposta e mais uma incógnita. Assim como no caso de Diego Souza e Lenny, tem enorme esperança no trabalho de Luxemburgo.

Elder Granja. Pra mim uma incógnita. Viveu um ano razoavelmente bom no Inter em 2005. Antes e depois disso não teve nenhuma passagem significativa. Era meia de origem e foi para a lateral direita em uma emergência. Alguém lembra da passagem de le pela Portuguesa? Só quem acompanha muito futebol, porque marcar positivamente ele não conseguiu. Se machuca com uma frequência assustadora, vamos ver como será no Palmeiras.

Lenny. Surgiu enchendo os olhos no Fluminense. Fez uma belíssima Copa São Paulo em 2006, foi para o time principal fazendo lindíssimas jogadas e gols até que seu futebol desapareceu. Ficou encostado no Flu, foi para Portugal e entrou como compensação da negociação errada de Thiago Neves com o Palmeiras. Mais um que tem uma ótima oportunidade de alavancar a carreira, esse tem em Luxemburgo sua principal esperança.


Nenhum comentário: