quarta-feira, 19 de março de 2008

A influência da TV no futebol

Desde 1994 a televisão vem ganhando força no futebol.

Há anos vêm se discutindo o uso das imagens durante os jogos, para momentos de dúvidas da arbitragem, como impedimentos, gols, faltas, agressões que passaram despercebidas pela visão dos 'homens de preto' do futebol.

Há algumas semanas a FIFA decidiu, definitivamente, que não usará a tecnologia. Bola com chip, câmeras na linha do gol, replay instantâneo, essas coisas não serão nem mais testadas, muito menos usadas.

Porém, para reconhecer erros da arbitragem e agressões, as imagens ainda serão utilizadas. No Brasil, os times grandes estão perdidos. Em jogos de equipes como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, o número de câmeras que estarão 'fiscalizando' erros de arbitragem ou agressões de atletas serão sempre mais vistos nas equipes grandes. Em um jogo entre Ituano x Sertãozinho, com menos câmeras, consequentemente menos fiscalização, um erro ou uma agressão passará sem punição.

Os grandes pagarão esse preço.

O futebol precisa das agressões? O Kleber precisava ter dado a cotovelada no André Dias? O Jorge Wagner precisava ter dado um chute no Valdivia? Que tipo de companheiros de profissão eles são? O mundo não é apenas violento entre as torcidas, na favela, nas ruas, no Iraque... dentro do campo os jogadores também dão péssimos exemplos. Eu queria que não fosse necessária a utilização das câmeras para isso.

Nenhum comentário: