quarta-feira, 23 de abril de 2008

Palmeiras x São Paulo

Vou começar polemizando. Expliquem-me, por favor, por que o Palmeiras mereceu a vitória? Não consigo enxergar o motivo que leva toda a imprensa esportiva brasileira a dar essa opinião. O que vimos no domingo foi um jogo feio, com raríssimas chances de gol, em que as emoções ficaram mais pelo que cercava o jogo do que pela partida em si.

Até o Palmeiras abrir o placar em uma falha de Rogério Ceni, nada tinha acontecido na partida. E se não fosse essa falha, o jogo ficaria no 0-0 ainda, dificilmente alguém criaria alguma boa chance. Depois do gol, o SP tentou sair em busca do empate, mas o time claramente não estava preparado para atacar o Palmeiras. Até o fim do primeiro tempo o que se viu foi uma desordem tática do time tricolor e uma imensa calmaria do lado alviverde. Uma única chance de gol foi criada, naquela que parece ser a única forma do São Paulo chegar ao ataque: cruzamentos na área adversária. Adriano cabeceou uma bola que parecia ir para fora, mas bateu nas costas de Gustavo e Henrique isolou.

No segundo tempo o jogo foi praticamente o mesmo. Apenas com a maior presença da bola com o SP, e do SP no campo de ataque permitindo contra-ataques ao Palmeiras. Porém, apesar de precisar da vitória o time do Morumbi assustou em apenas dois lances. Uma cobrança de falta de Jorge Wagner que quase surpreendeu Marcos e em um lançamento de Hernanes para Adriano que ajeitou de cabeça para Borges, mas este nem teve tempo de finalizar porque Henrique tirou a bola na hora H. O Palmeiras teve 2 boas chances com Valdívia. Uma de frente para o gol de Rogerio, mas o arqueiro são-paulino fez a defesa e depois no contra-ataque que fez o gol e matou o jogo. Hernanes ainda finalizou da entrada da área para boa defesa de Marcos. Enfim, nenhum lance, durante todo o jogo, que fizesse alguém se queixar se a partida tivesse terminada em 0-0. Daí a questão, por que o Palmeiras foi merecedor da vitória?

Não, não foi. E nem o SP foi.

Uma coisa é vencer e outra é merecer. Merecer no futebol não quer dizer nada, mas o Palmeiras não mereceu vencer. Não quer dizer nada, pois venceu, mas não me venham falar que mereceu. Entenderam? Mais ou menos, né? Eu também fico confuso.

O que importa é que o alviverde está na final e dificilmente Luxemburgo perde títulos como esse.

Mais do clássico
Três assuntos ainda precisam ser lembrados.

Gramado
O primeiro parece que passa batido pela maioria das pessoas. No final do ano passado a direção do Palmeiras anunciou que o Palestra Itália ficaria fechado por alguns meses para reformas no vestiário, no gramado e para finalização de uma área de imprensa moderna. O gramado foi reformado, porém, 3 shows aconteceram depois da reforma e hoje o que era um gramado novo parece um pasto velho. Quanta incompetência. Inúmeros buracos, falha no gramado, jogadores machucados como a foto abaixo de Gustavo e Marcos define bem como está o novo campo do Palestra: "Cada queda é um bife que sai da perna".

Valdívia
Provocação tem limite. Primeiro, parece que as pessoas tem problemas com essa palavra. Quando Valdívia faz uma de suas provocações, que estão tornando-se comuns, ele faz para, como diz o dicionário, “fazer perder a calma; irritar, perturbar”, infelizmente no Brasil algumas palavras foram banalizadas pela falta de educação, respeito e civilidade que prevalece na sociedade. Fazer um sujeito perder a calma, se irritar, se perturbar é natural hoje em dia, faz parte da nossa vida. Nossos governantes fazem isso conosco e nós com nossos semelhantes. Esbravejamos, discutimos, brigamos, agredimos e matamos pelo trânsito, por uma palavra mal posta, por motivos banais, portanto, provocações, desrespeitos estão aí, livres, desimpedidos e o pior de tudo, ACEITOS como atitudes naturais das pessoas. Nem Valdívia, nem Renato Gaúcho e muito menos Romário tem o direito de mandar alguém se calar, ainda mais quando isso é feito com um profissional como ele. Renato Gaúcho já apanhou de Viola por isso e quase causou um tumulto trágico no Pacaembu no inicio dos anos 90 quando atuava pelo Botafogo. A torcida do Corinthians tentou invadir o campo para pegá-lo. A culpa seria de quem? Quando não existe motivo, não existe briga. Pra mim a culpa é de quem provoca, de quem causa. Valdívia está causando.

Serei sempre contra esse tipo de situação. A sociedade, já abandonada pelos governantes, precisa de bons exemplos de seus ídolos, não de atitudes mesquinhas e desrespeitosas como essas.

Só para lembrar, Tevez mandou a torcida do Corinthians ficar quieta em 2006 depois de marcar um gol contra o Fortaleza no Morumbi. Seu carro foi alvo de socos e pontapés provenientes daqueles que foram desrespeitados. Respeite para ser respeitado.

Gás
Não vou emitir opinião até que tudo seja esclarecido.

5 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente c vc Thiago. Em relação ao jogo, acho q dificilmente vi um jogo tão ruim como foi este clássico,por isso minha resposta da enquete vai ser Ponte Preta, msm pq diziam q o time do Luxemburgo não jogaria mal duas vezes seguidas nunca, e jogou, só q ganhou.
Em relação ao Valdívia, não interessa se os zaqueiros do São Paulo,ou Vasco ou Ponte xingam ele durante o jogo, ele tbm xinga, e de maneira nenhuma pode fazer isso q ele fez, mandar calar a boca, depois tem briga e ninguém sabe pq, se quer respeito, antes de td, respeite. Por isso não acho o Valdívia o craque q mta gente fala, p mim ele eh um bom p ótimo jogador, mas não passa disso, esse eh um dos motivos q ele não eh craque p mim, fazer isso não pode, eh um absurdo, se alguém faz isso p mim num jogo do Pombal eu quebro o cara no meio, q nem num jogo q tivemos e um idiota mandou a gente se ferrar depois q acabou, fui p cima dele e se não me segurassem arrebentava c o cara, isso não se faz, e outra, o Valdivia nem jogar jogou contra o São Paulo, não fez nd demais. Bom, eh isso!!!!!!!!!!!!!!

leo-qa disse...

PALMEIRAS!!!

Anônimo disse...

Com Elias do Timão.. Ponte Campeão!!!

Anônimo disse...

CHUPA SEUS MERDAS

Anônimo disse...

PALMEIRASS CAMPEAO PAULISTA, BRASILEIRO 2008 CAMPAO SULAMERICANA 2008

CHUPA SEUS OTARIOS DALHE DALHE PORCOO