quinta-feira, 5 de junho de 2008

Corinthians 3 - Sport 1

Ontem as duas equipes disputaram a primeira partida das finais da Copa do Brasil.

No Morumbi lotado, o Corinthians conseguiu sufocar o Sport de maneira tal que conseguiu um resultado inesperado. O time pernambucano só finalizou pela primeira vez no jogo aos 35 minutos do primeiro tempo, quando Carlinhos Bala arriscou um chute de longe que passou sem assustar Felipe. Sem Lulinha e com Alessandro em seu lugar, Mano Menezes armou o time no tradicional 4-4-2, com um meio campo em um desenho de losango em que Fabinho, que viveu uma noite quase perfeita, protegia a defesa, Eduardo Ramos tinha liberdade para alimentar o ataque, buscando sair pela esquerda do campo, Alessandro fazia o mesmo pela direita, com a obrigação de chegar com força junto a Diogo Rincón, que encostava nos atacantes, Herrera e Dentinho.

O Corinthians foi criando boas chances de abrir o placar, mas parece que a vontade de marcar um gol acabou atrapalhando em alguns momentos em que o time se precipitou ao finalizar algumas jogadas. De tanto pressionar, Dentinho conseguiu abrir o placar depois de um bate e rebate numa cobrança de escanteio. O Sport não pareceu sentir muito o gol, afinal já estava meio abalado desde o início da partida, não com a pressão da torcida, mas com a pressão do time mesmo. Logo o Corinthians marcou o segundo gol e continuo criando chances para fazer o terceiro. O time pernambucano não imaginava sofrer o gol no início, esperou a pressão do Corinthians, ficou recuado sem buscar muito jogo. Porém a força, entrega e dedicação dos jogadores alvinegros fez o Sport quase perder o título no primeiro tempo dos quatro da decisão.

No segundo tempo o Corinthians resolveu esperar o Sport e apostar nos contra-ataques, mas não conseguiu armar jogadas de qualidade para fazer os gols. Chamou o rubro-negro para o seu campo (time de Nelsinho Baptista teve 63% de posse de bola no segundo tempo) e correu o risco de sofrer um gol que apagaria toda a bela partida da equipe na etapa inicial. Mano colocou Acosta no lugar de Diogo Rincón para adiantar mais a equipe para o contra-ataque e logo deu certo, em um passe errado de Luisinho Netto, Herrera, esperto, roubou a bola da zaga pernambucana, chamou dois marcadores pra cima e rolou para a esquerda num lindo passe para Acosta fazer o terceiro. A tática deu certo. Porém, faltando 5 minutos para o fim da partida, quando todos já se preparavam para colocar uma mão e meia na taça, Mano tirou Alessandro e colocou Fabio Ferreira, chamando ainda mais o Sport para dentro da área do Corinthians que acabou perdendo força na ligação para o contra-ataque e como o Sport não saiu mais do campo de ataque acabou encontrando o seu gol no último minuto.

Esse gol deixa a final aberta. Com 3-0, os rubro-negros teriam que fazer 4-0 para serem campeões direto, agora só 2-0. Um gol tirou a vantagem alvinegra pela metade, mas não se pode ignorar que existe uma boa vantagem, que o Corinthians não é um time bobo com jogadores inexperientes, então por mais que um gol tenha recolocado o Sport na disputa, a vantagem ainda existe e é boa, basta encarar o jogo com seriedade para garantir vaga na Libertadores de 2009.

Um comentário:

Unknown disse...

Foi um belo jogo, mas o Sport amarelou, e amarelou feio, mas o gol q fez no finalzinho deu mais esperança p time pernambucano, q c este gol está na disputa sim do campeonato, e depois desse o Corinthians sentiu sim, se tivesse mais uns 10 minutos o Sport faria o segundo, eh o q parecia, até a torcida ficou muda e calada, mas apesar do erro GROTESCO do juiz no segundo gol, o Corinthians jogou c raça, deificil de ver, pelo menos no ano passado.
Bjos!!!!!!!!!!!!