quarta-feira, 11 de junho de 2008

Corinthians

Fui muito crítico do trabalho do Mano Menezes durante o Campeonato Paulista. Sei que com a eliminação da equipe alvinegra na primeira fase, a imprensa bateu, de leve, no trabalho do técnico gaúcho.

Hoje, os mesmos jornalistas esportivos dizem que o trabalho do Mano vinha sendo bem feito desde o estadual, mesmo com a eliminação, mas não concordo. Não vou ficar aqui falando que o trabalho é ótimo e sempre foi maravilhoso e muito bem planejado. Acredito sim no planejamento como um todo, nos planos para montar uma equipe para subir para a Série A, objetivo principal. Porém, não acredito que o Mano tenha pensado lá em janeiro que a partir do fim de abril ele escalaria a equipe de uma maneira ofensiva.

Até o segundo jogo contra o Goiás pela Copa do Brasil, o Corinthians atuava na imensa maioria dos jogos com 3 zagueiros. Algumas vezes já havia jogado com 2 zagueiros e 2 meias, mas essa era uma opção que não agradava muito o técnico alvinegro. Com a obrigação de fazer uma diferença grande de gols no jogo de volta, Mano mandou sua equipe a campo com 2 zagueiros, 2 meias e 2 atacantes. Deu certo, o time embalou e apresenta hoje um futebol de bastante qualidade e envolvimento, não deixa a defesa aberta, aumentou consideravelmente o número de gols marcados e consequentemente aumentou também os jogos em que sai vitorioso de campo. Vamos aos números.

Antes de Corinthians 4 - Goiás 0
Jogos - 23
Vitórias - 12
Empates - 5
Derrotas - 6
Gols marcados - 35 (média de 1,4)
Gols sofridos - 19 (média de 0,8)

Depois de Corinthians 4 - Goiás 0
Jogos - 11
Vitórias - 10
Empates - 0
Derrotas - 1
Gols marcados - 28 (média de 2,5)
Gols sofridos - 10 (média de 0,9)

Os números acima mostram que o Corinthians, em 11 jogos, já fez quase o mesmo número de gols que fez nos outros 23 jogos da temporada.

Também mostram que o time manteve praticamente a mesma média de gols sofridos, mas aumentou em 1 gol por jogo a média de marcados e de 11 jogos, venceu 10, quase o mesmo número de vitórias que teve nos outros 23 jogos da temporada.

Acho que a mudança de esquema fez bem ao alvinegro de Parque São Jorge, não?

Um comentário:

Unknown disse...

O Corinthians tá c um esquema mto bom, o Mano finalmente foi um pouco mais corajoso e colocou o time p frente. O Corinthians vai passear na série B e se contnuar c a base deste time e contratar alguns jogadores p ano q vem, ai fudeu, vai ficar mto forte msm.