quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sport 2 - Corinthians 0

A derrota do time de Mano Menezes ontem se deve a inúmeros fatores extra-campo. Todos eles ligados a um fator extremamente importante nesse esporte, o psicológico.

Há exatas duas semanas a CBF sorteou a ordem dos mandos de campo e a partir disso começaram as notícias, especulações, medos, contos, verdades e mentiras sobre jogar na Ilha do Retiro. Depois de quase liquidar a fatura em SP ao estar vencendo por 3-0, o Corinthians sofreu um gol no último minuto que se não abalou sua confiança, aumentou a crença nordestina.

O Sport, como um time, era fraco, mas tudo o que já haviam dito sobre o ‘alçapão’ parece que deixou o Corinthians muito longe do clima do segundo jogo. Passou a semana inteira falando que garantiria o título, que daria uma resposta a Carlinhos Bala, alimentando a força dos adversários.

Dentro de campo, a equipe passou o primeiro tempo inteiro sem jogar, apenas se defendendo. Tudo bem, o Sport, apesar de ter 70% da posse da bola, não tinha assustado, mas bastaria achar um gol que as coisas mudariam, e foi o que aconteceu. Numa saída errada de bola os pernambucanos fizeram 1-0. Nos apenas 4 minutos até marcarem o segundo gol, o time de Nelsinho Baptista ainda assustou ao encontrar buracos no meio campo e na zaga alvinegra, mas o segundo gol também foi um achado. Pronto, apesar de não fazer uma grande partida, o Sport já tinha feito o que precisava, e no primeiro tempo. A força que o Corinthians tinha, foi embora. E a fé que o Sport mantinha, se transformava em uma certeza: dá!

A confiança que um time ganhou e a que o outro perdeu determinaram como seria o jogo no segundo tempo. O Corinthians tentou chegar ao ataque, em vão, já que tinha se perdido por completo no primeiro tempo. Ao Sport bastou apenas segurar o resultado, tentando encaixar algum contra-ataque que a falta de qualidade de seus jogadores não permitiu.

Não adianta agora o Corinthians reclamar da arbitragem. Concordo que prejudicou mais o time paulista do que o pernambucano, foi caseira, mas não determinou o resultado final do jogo. O fato de ter deixado de jogar por todo o primeiro tempo foi muito mais negativo para o time de Mano Menezes do que os erros do juiz.

Aliás, erro por erro, tanto o Corinthians quanto o Sport não tiveram um pênalti marcado, os dois times não tiveram jogadores expulsos (Fabinho do Corinthians e Durval do Sport) em lances de agressão. A diferença foi apenas nas faltas que o juiz marcou em excesso contra o Corinthians e pouco contra o Sport, mas isso não modificou diretamente o resultado final de partida.

Também não concordo que o Sport tinha feito por merecer mais do que a equipe paulistana, qualquer um dos dois merecia a conquista, que por (des)ordem psicológica ficou com o time pernambucano.

Um bom exemplo de que não são só os fatores de dentro do campo de jogo que determinam o resultado final de uma partida ou de um campeonato.

Nenhum comentário: